ICL América do Sul é reconhecida entre as empresas mais inovadoras do agronegócio

O direcionamento, em 2020, de cerca de R$ 18 milhões a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos no Brasil e US$52 milhões em âmbito global vem levando a ICL América do Sul a ter 70% de seu faturamento originado em produtos lançados há menos de sete anos. Além disso, valeu-lhe o reconhecimento como uma das 150 empresas mais inovadoras do País no Prêmio Valor Inovação Brasil 2021, estando ainda entre as Top 5 na categoria agronegócio.

“Esta é a primeira vez que participamos da premiação, e sermos apontados como uma das empresas mais inovadoras do agronegócio brasileiro nos enche de orgulho. Para nós, inovação é buscar compreender as reais necessidades dos nossos clientes e transformar ideias em produtos e oportunidades. Esse é o nosso compromisso diário”, comemora Ithamar Prada, diretor de Marketing e Inovação da ICL América do Sul, ao comunicar: “Estamos empenhados em desenvolver produtos inovadores e soluções que impactarão o futuro de forma sustentável, entregando aos nossos clientes na agricultura, pecuária, alimentos e produtos industriais tecnologias ambientalmente adequadas que auxiliem no aumento da produtividade e qualidade nutricional dos alimentos, tendo por principal foco projetos voltados à próxima geração de fertilizantes, atenuação de estresses e agricultura digital”.

Exemplo dessa dedicação está em dois lançamentos, respectivamente em 2020 e 2021: Nutriflow e Nutriduo, assim como parcerias com empreendedores, startups e pesquisadores. Os investimentos são direcionado basicamente a soluções inovadoras nas áreas de biofertilizantes, maior eficiência no uso de nutrientes, agricultura digital e outras soluções que otimizem a produção agrícola por meio da nutrição de plantas e fertilidade do solo.

O lançamento mais recente, o Nutriduo, é focado em nutrição de plantas e tem o Selênio associado a outros minerais, tais como Zinco e Magnésio, em aplicação foliar. A tecnologia tem poder antiestresse oxidativo e, ao mesmo tempo, promove a biofortificação de grãos e frutos, o que agrega no desempenho das culturas (tolerância a estresses e maior produtividade). Além disso, contribui para a qualidade de vida das pessoas, já que, ao consumirem esses alimentos, elas ingerem os minerais neles disponíveis, transferidos durante a aplicação dos nutrientes.

No ano passado, a empresa trouxe ao mercado Nutriflow, produto que inaugurou uma categoria, trazendo um novo conceito em nutrição. Além de agir melhorando a fluidez e plantabilidade das sementes, traz nutrientes essenciais ao desenvolvimento inicial do milho: fósforo, zinco e manganês. “Nutriflow permite o fornecimento de nutrientes associado com a facilidade operacional, pelo fato de a aplicação ser realizada diretamente na caixa de plantio. Não há nenhum produto similar no Brasil”, informa Prada.

Além disso, a empresa líder em nutrição vegetal especializada no Brasil possui um centro de inovação em Iracemápolis (SP), credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como instituição de pesquisa. O credenciamento permite o uso dos resultados das pesquisas geradas no centro de inovação para o registro de novos fertilizantes, testes para viabilidade de fertilizantes via sementes e realização de bioensaios para registro de biofertilizantes. De acordo com a lista de instituições privadas de pesquisa do MAPA, a empresa é a única que atua exclusivamente na área de Nutrição de Plantas a possuir um centro de pesquisa cadastrado pelo ministério para pesquisa com fertilizantes, o que permite ainda mais agilidade no desenvolvimento de tecnologias únicas e no seu lançamento ao mercado.

Torneios de inovação – Desde 2019, a empresa vem promovendo torneios de inovação entre os colaboradores da empresa, para que eles identifiquem necessidades e determinem a tecnologia ou processo disponível para atendê-la. Cada ideia deve estar alinhada às metas e estratégias centrais de negócios da ICL América do Sul e a comissão julgadora avalia cada uma com base em seu potencial de impacto sobre as áreas que estão diretamente relacionadas aos objetivos centrais da companhia: pessoas, negócios e a experiência do cliente.

A premiação – O Prêmio Valor Inovação Brasil 2021 teve a edição deste ano focada no tema inovação em segurança de dados. Neste quesito, a ICL América do Sul possui todos os procedimentos mínimos para atendimento à LGPD e tem trabalhado constantemente para melhorar os processos e garantir a execução de todos os procedimentos previstos. “Já houve tentativas de fraudes do tipo phishing, hijacking por meio de e-mail eletrônico na empresa. Os ataques não conseguiram obter sucesso graças à identificação de usuários das fraudes aplicadas, seguindo os princípios básicos de avaliação que estão discriminados tanto nas nossas políticas como são reforçados constantemente em workshops e comunicados internos”, finaliza Prada.

Promovida anualmente pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria PWC Strategy&, a premiação, que está na sua sétima edição, avalia as empresas que mais valorizam a inovação em suas estratégias de negócio, com base em cinco pilares: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.