13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça

VOCÊ SABIA QUE 13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça e que, no Século XVII, esse produto foi causa de suspensão de produção e venda por Ordem Régia, em 1649, e de uma revolta no Rio de Janeiro, encerrada em 1661, batizada de Revolta da Cachaça?

Cachaça também é história. Ela foi criada pelos senhores de engenhos para compensar o baixo valor do açúcar e passou a exercer grande influência na economia brasileira. A Corte Real Portuguesa, que detinha o monopólio comercial de vinhos e aguardente no Brasil, incomodada com o sucesso da mercadoria, via Carta Real datada de 13 de setembro de 1649, barrou a produção e a venda da cachaça através de uma Carta Real, sendo permitida a produção apenas como ração para os trabalhadores escravizados. O estado de Pernambuco também ficou de fora da proibição, pois estava ocupado pelos holandeses e Portugal não queria dar qualquer razão para que seus colonos pendessem para o lado do inimigo batavo.

Alguns anos depois, mais especificamente de 8 de novembro de 1660 a 8 de abril de 1661,  os produtores fluminenses lideraram uma rebelião e tomaram o governo da cidade. Era a Revolta da Cachaça, movimento que abriu caminho para a legalização da cachaça, que ocorreu por Ordem Régia pela rainha Luísa de Gusmão já em maio daquele ano.

Para definir a data comemorativa foi escolhido o dia 13 de setembro, por iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça. O lançamento da homenagem aconteceu em junho de 2009, durante a Expocachaça de Belo Horizonte (MG), tornando-se o Projeto de Lei 5428/2009, atualmente em tramitação no Senado Federal.

Essa bebida típica e exclusiva do Brasil pode ser considerada o primeiro destilado das Américas, tendo sido produzida, pela primeira vez, de forma intencional, em algum engenho de açúcar do litoral Brasileiro, entre os anos de 1516 e 1532, antes mesmo do aparecimento do Pisco, da Tequila e do Rum.

Produção – O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) estima que o Brasil possua uma capacidade instalada de produção de 1,2 bilhão de litros por ano. No entanto, a produção está estimada entre 700 e 800 milhões de litros/ano. Segundo o Anuário da Cachaça do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) existem hoje no Brasil 1.086 estabelecimentos produtores de Cachaça e Aguardente de cana registrados. (dados referentes à 2019).]

Atualmente, a Cachaça é um dos quatro destilados mais consumidos mundialmente. Segundo dados do provedor de pesquisa de mercado – Euromonitor International – a Cachaça é a 2ª bebida alcoólica mais consumida no Brasil e representa cerca de 72% do mercado de destilados.

Foto: Sebrae