Coalizão Brasil lança relatório com recomendações para a COP 26

Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura lançou em 13 de outubro o relatório “Recomendações para a COP 26”, em que lista uma série de temas que devem ser levados em conta pelos negociadores que representarão o país na Conferência do Clima de Glasgow, a partir de 31 de outubro.

As recomendações foram traçadas após uma série de consultas, entrevistas, reuniões e debates com os membros da Coalizão Brasil e convidados de vários setores da sociedade. Foram divididas em cinco áreas: ambição climática, regulação dos mercados de carbono, valorização dos ecossistemas, financiamento climático e justiça climática.

Coalizão Brasil destaca itens que devem ser trabalhados pelo governo brasileiro e, em alguns casos, por toda a comunidade internacional. Entre as recomendações válidas para todos os países está a elevação das metas voluntárias para corte da emissão de gases de efeito estufa e a reorientação para subsídios, investimentos e políticas voltadas às Soluções baseadas na Natureza. Para assegurar a justiça climática, é importante destinar recursos e tecnologias para a transição das nações em desenvolvimento rumo a uma economia de baixo carbono.

Para o Brasil, por sua vez, há medidas visando a queda rápida e permanente do desmatamento, além de instituir um marco regulatório sobre o seu mercado de redução de emissões, entre outras medidas.

Clique aqui para ler o relatório completo, e aqui para conferir o sumário executivo. Veja aqui mais informações sobre a Coalizão Brasil na COP 26.