Capina elétrica passa a integrar plataforma de soluções para agricultura digital

Desenvolvida pela Zasso, multinacional com origem brasileira, a solução XPower integra o portfólio de soluções chamado AGXtend, da CNH Industrial, voltadas à agricultura digital lançado em 6 de outubro, agora para a América Latina.

A ferramenta faz parte de um pacote de 10 soluções para a agricultura digital e que reúne tecnologias das melhores empresas e startups do mercado. “Na Europa, por meio da CNHi, nossa tecnologia XPower já estava em operação para a mato competição nos vinhedos, áreas urbanas e ainda para área total. Agora os produtores de citros e café da Latam também poderão contar com esta ferramenta sustentável e eficaz”, destaca o fundador e Co-CEO da Zasso, Sérgio Coutinho.

O diretor de tecnologias digitais da CNHi para a América Latina, Gregory Riordan, explica que o AGXtend representa um novo conceito no campo ao oferecer, além de tecnologias inovadoras e disruptivas, novos modelos de negócios. É possível adquirir soluções em formato de serviço, como é o caso da XPower, da Zasso, que tem origem brasileira, na qual a CNHi tem uma participação minoritária nas ações.

“Essa é uma solução que ilustra os três conceitos do AGXtend – inovação, servitização e sustentabilidade. Nesse exemplo, o produtor não precisa adquirir o equipamento, ele pode aderir ao serviço por hora ou por hectare de utilização”, revela Riordan. Este é um equipamento que remove as ervas daninhas por meio de choque elétrico.

A ferramenta – O sistema de energia elétrica destrói imediatamente a estrutura da planta, assim como o de água e de nutrientes até as raízes, com um único tratamento, uma vez que as células e os feixes vasculares são irremediavelmente eliminados. Isto assegura que as ervas daninhas não estejam mais vivas; tornando o processo eletrofísico muito mais seguro e eficiente do que outros métodos de controle, tendo em vista que as plantas podem, às vezes, lançar raízes novamente.