NutriExperts chega a 9ª edição e enfoca café, floresta, soja, feijão e algodão

Líder em nutrição e fisiologia de plantas, a ICL América do Sul, nas manhãs de 29 e 30 de julho, promoveu a 9ª edição do NutriExperts, evento 100% on-line voltado a consultores agronômicos de todo o País e da América do Sul.

Em ambos os dias, renomados palestrantes discutirão conceitos e tecnologias para a agricultura, principalmente no que se refere à fisiologia e nutrição de plantas. Este intercâmbio tecnológico visa a apresentar as melhores práticas e manejos para ajudar os agricultores a produzirem mais e melhor nas culturas do café, floresta, soja, feijão e algodão.

Com abertura a cargo de Gustavo Vasques, CEO ICL América do Sul, o primeiro dia do evento contou com palestras de três convidados da academia e foram seguidas de apresentação do engenheiro agrônomo dr. Robson Mauri, da ICL América do Sul, sobre o NutriDuo, tecnologia que age na planta e nutrindo-a e contribuindo com melhoramento da qualidade da produção, constituindo-se, assim, novo aliado para mitigação de estresse oxidativo.

Os convidados especiais foram Prof. dr. Paulo Cesar Sentelhas, da ESALQ/USP, que apresentou a projeção climática para a safra 2021/2022; Prof. dr. Hudson Wallace Pereira de Carvalho, do CENA/USP, que discorreu sobre as novas descobertas em nutrição foliar de plantas; e Prof. dr. Luiz Roberto Guimarães Guilherme – UFLA, responsável pela apresentação de tema envolvendo a biofortificação agronômica e os benefícios para a saúde dos humanos e das plantas.

Após as palestras, Ithamar Prada Neto, diretor de Marketing e Inovação da ICL América do Sul, moderou interação dos participantes com os experts dos clubs de culturas da ICL América do Sul, preparando o cenário para as apresentações do segundo dia, focadas nas culturas de café, algodão, soja, florestas e feijão.

Experts Club

Com portifólio completo e adequado às demandas dos agricultores e clientes industriais em nutrição e fisiologia de plantas, que inclui fertilizantes de eficiência aprimorada e de liberação controlada, micronutrientes para solo e foliares, macronutrientes secundários, bioestimulantes, tratamento de sementes e adjuvantes, e dos pecuaristas, com produtos para nutrição animal. Sediada na capital paulista, a empresa emprega cerca de 1 mil pessoas e opera seis unidades de produção, além de um centro de pesquisa e desenvolvimento, a ICL destinou a manhã do dia 30 de julho para apresentações dos cinco Experts Club mantidos pela empresa no Brasil.

Em cinco ambientes especiais, os participantes dividiram-se nas salas segundo a cultura: café, algodão, soja, florestas e feijão. No encerramento de cada sessão, Alfredo Kober, diretor comercial da ICL América do Sul, reuniu-se aos participantes.

No Coffee Experts Club, com moderação de José Marcos Leite – gerente de Desenvolvimento de Mercado Sudeste –, foram tratados os temas Fisiologia do florescimento do cafeeiro, por Prof. dr. Cláudio Pagotto Ronchi, da UFV; A nutrição como ferramenta para mitigar estresse, com o Prof. dr. André Rodrigues dos Reis, da Unesp; e Tecnologias ICL América do Sul para mitigação de estresse, a cargo do Eng. agr. dr. Guilherme Amaral de Souza, da ICL América do Sul.

A Nutrição mineral no manejo de doenças do eucalipto, com o Prof. dr. Edson Ampélio Pozza, da UFV; Manejo da adubação fosfatada e diferentes ambientes de produção, por Elias Frank de Araújo, da CMPC/RS; e Tecnologias ICL América do Sul para manejo nutricional do eucalipto, sob responsabilidade do Eng. flor. Pedro Lopes, da ICL América do Sul, foram temas tratados no Forest Experts Club, com moderação de Edimar Scarpinati, gerente Regional de Vendas da ICL América do Sul.

No espaço virtual do Soybean Experts Club, as apresentações foram do Prof. Dr. Ignacio Ciampitti, da Kansas State University, sobre Insigths sobre as práticas da soja e a agricultura digital: uma perspectiva dos EUA; e da Eng. agr. Luciane Balzan, da ICL América do Sul, que discorreu sobre A fixação biológica do nitrogênio inicia antes do plantio. Lucas Ávila, gerente de Desenvolvimento de Mercado Cerrados da ICL América do Sul, foi o moderador.

FEIJÃO EXPERTS CLUB

Manejo nutricional na cultura do feijoeiro, Importância dos nutrientes na mitigação de estresses e Tecnologias ICL América do Sul para a cultura do feijão foram temas apresentados respectivamente pelo Dr. Rafael Nunes, da Embrapa, pelo Dr. Evandro Binotto Fagan, da Unipam/MG, e pelo Eng. agr. João Turok, da ICL América do Sul, com a modereação sendo realizada por  João Silveira, gerente de Desenvolvimento de Mercado Centro-Sul.

Os participantes do Cotton Experts Club tomaram contato com apresentações sobre Sistema radicular: alicerce para altas produtividades, feita pelo Prof. dr. Fábio Rafael Echer, da  Unoeste; Uso da nutrição como agente de mitigação de estresse na cultura do algodão, sob a responsabilidade do Eng. agr. Fernando Warpechowski, que atua como consultor; e Tecnologias ICL América do Sul para mitigação de estresse, enfocada pelo Eng. agr. dr. Fernando Guidorizzi, da ICL América do Sul. Luis Paulo Tanure, gerente de Desenvolvimento de Mercado Cerrados, atuou como moderador.