Frutos da Terra foi o nome dado pela Adama a um gesto simbólico coletivo que busca homenagear o produtor rural e reforçar a importância do trabalho realizado no campo, destacando, ainda, a mensagem da marca de Escutar > Entender > Entregar. Envolvendo uma campanha lançada no Dia do Agricultor (28 de julho), a ação aproxima o campo da sociedade urbana.
“Baseados em nossa promessa de marca Listen.Learn.Deliver, queremos reforçar esse compromisso e mostrar que escutamos as histórias dos agricultores e entendemos os seus desafios para entregar a nossa homenagem”, afirma Lydia Damian, responsável pela Comunicação de Marketing da Adama
“O nome veio da possibilidade de brincarmos com a expressão ‘fruto do trabalho’ e com o fato de estarmos, literalmente nesta ação, falando do que a terra nos dá, ou seja, do trabalho que tantas vezes passa despercebido pelo público geral”, explica Eugênio Tonelli, sócio-diretor da to.do.
A ação, criada e desenvolvida pela equipe de marketing da Adama e agência to.do. Para trazer a mensagem de agradecimento aos agricultores, foi feito um convite a quatro produtores rurais – de trigo, soja, algodão e cana-de-açúcar – para participarem de um para participarem do Frutos da Terra.
Convite aceito, cada produtor teve a missão de escolher um produto derivado da cultura que cultiva para compor uma cesta de café da manhã. Na sequência, esse agricultor escolhia o próximo participante, que deveria seguir da mesma forma e selecionar um produto que fosse derivado de sua produção. Com a cesta pronta, esta foi entregue a uma família na cidade, que pode desfrutá-la durante o café da manhã, apreciando não apenas os frutos do trabalho dos quatro agricultores, como também produtos que representam as demais culturas importantes para o agronegócio brasileiro, como milho, café e frutas.
O objetivo principal dessa ação foi enaltecer a grandiosidade do agro e mostrar como ele está presente em tudo. Trazer para a narrativa a mesa do café foi uma forma lúdica de aproximar das pessoas essa realidade do campo, tanto pelos produtores das culturas convidados para participar ativamente da campanha, como pelas outras que compõem a cesta entregue para essa família.
Reforçando a narrativa Listen.Learn.Deliver., a Adama quis agradecer o agricultor pela sua participação, entregando itens úteis para o dia a dia no campo, com marca da ADAMA, como cesta, garrafa térmica, capa de chuva, e exaltando nessa ação seu trabalho na lavoura e a importância dele para a sociedade. “Com esta campanha, quisemos homenagear os mais de 4 milhões de agricultores do Brasil e a importância de todos eles para o desenvolvimento do País e para a vida de cada brasileiro, que, diariamente, consome produtos derivados do campo”, afirma Lydia Damian.
Para registrar cada momento, desde a chegada da homenagem da ADAMA aos agricultores, no campo, passando pela lavoura, escolha do alimento e envio da cesta à família da cidade, uma equipe de filmagem acompanhou passo a passo da ação. O vídeo final completo está nas redes sociais da Adama (Youtube, Instagram, Facebook, LinkedIn). Já o filme-teaser, de 30 segundos, veiculado em um canal de agronegócios, convida os telespectadores a assistirem ao vídeo na íntegra nas redes sociais da Adama, via ícone de QR Code mostrado na tela.