CBA – O Brasil pode ser protagonista global em carbono verde, ressalta presidente da Abag

“Uma nova realidade econômica surge em que o Brasil pode ser protagonista, que é a da estruturação agroambiental em um mercado de carbono verde, com custo mais reduzido e que dispensa uma revolução. Trazendo o setor privado e mostrando a liderança do Brasil em energia renovável, o Brasil é verde e competitivo”. Essas palavras de Marcello Brito – presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) -, na abertura da coletiva de imprensa on-line realizada em 21 de julho, resumem o objetivo do Congresso Brasileiro do Agronegócio 2021, que avaliará os aspectos para o desenvolvimento do mercado de carbono verde no País.

Na sequência, Fábio Zenaro, diretor de Produtos Balcão e Novos Negócios da B3, A Bolsa do Brasil, resumiu a atuação da instituição no agronegócio como facilitadora de acesso do agro ao mercado de capitais das empresas, segmentando a ação em três grandes linhas: sugestão de crédito, oferecendo produtos para proteção com contratos futuros e opções para commodities, principalmente milho, boi gordo e café, e está trabalhando para contrato de soja; soluções de financiamento via mercado de capitais, com debêntures e abertura de capitais, Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) funding que cresce ano a ano, inclusive devido à isenção tributária, e Cédula do Produto Rural (CPR), que a médio prazo devem baratear o funding e crescer bastante com o registro desse documento, facilitando o acesso do médio produtor; solução de registro e crédito de descarbonização – CBIO -, que é estimulado pelo RenovaBIO e completou um ano, disponibilizando uma plataforma de negociação entre vendedores e compradores.

O diretor da B3 comentou, ainda, os índices de ESG (environmental, social and governance, em inglês, ou ambiental, social e governança, em português), que a instituição passará a publicar como ranking de empresas, servindo de referência para os investidores, garantindo transparência de informação, possibilitando investimento de propósito e não apenas pela remuneração, além de favorecer o reconhecimento pelo mercado e pela sociedade, entre outros benefícios.

O GestAgro 360° é apoiador de mídia do evento.

O congresso

A ser realizado em 2 de agosto, das 9h às 13h30, o 20° CBA acontece em meio às iniciativas, debates e ações implantadas por governos, empresas e instituições da sociedade civil para contribuir na diminuição do impacto das mudanças climáticas e para a descarbonização da economia. Realização da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3, mostrará como o desenvolvimento do mercado do carbono verde no País é essencial nesse momento de transição para uma economia mais limpa e como a atuação da cadeia do agro é primordial para contribuir nessa direção.

Com a expectativa de reunir milhares de profissionais, o evento online é considerado um dos mais relevantes do universo do agronegócio brasileiro e contará com as avaliações de importantes especialistas que tratarão do tema central Nosso Carbono é Verde. Eles estarão divididos em três painéis: Energia Limpa e Sustentável, Brasil Verde e Competitivo, e O Futuro do Agro no Comércio Mundial para oferecer ponderações embasadas em anos de experiência e estudo, colaborando para ampliar o entendimento e a compreensão nos principais tópicos que norteiam cada temática. As inscrições para participar estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas no site oficial.

A programação do evento foi construída com o objetivo de ressaltar como o potencial do agro para liderar essa transição para uma economia limpa, em sinergia com a preservação ambiental, que impulsionará o mercado de carbono verde no País. Isso porque é preciso transformar o sistema de produção mundial, buscando caminhos disruptivos e sustentáveis para o desenvolvimento nacional e global. O agro brasileiro pode ter sua terceira safra, que é justamente a neutralização do carbono.

O presidente do Conselho Diretor da ABAG, Marcello Brito conduzirá, juntamente com o CEO da B3, Gilson Finkelsztain, a abertura do evento, a partir das 9h00, que terá o pronunciamento da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, a mensagem do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do deputado federal Sérgio Souza, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Na sequência, o ex-ministro Roberto Rodrigues, coordenador do FGVAgro faz a apresentação de homenagem ao ex-ministro Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz 2021. A ministra Tereza Cristina será homenageada com o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio. Já o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade será entregue à Celso Moretti, presidente da Embrapa.

A programação seguirá com a realização dos três painéis, moderados pelo jornalista William Waack e cuja dinâmica contará com um depoimento de importantes personalidades nacionais e o debate por renomados profissionais dos segmentos financeiro, cooperativista, energético, do agronegócio e de transporte, de institutos de pesquisa e de consultorias econômicas.

O CEO da Raízen, Ricardo Mussa, fará o depoimento do primeiro painel Energia Limpa e Sustentável, que pretende avaliar o panorama do mercado de energia renovável e biocombustíveis no País, uma vez que o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias nesse segmento é fundamental para a descarbonização da economia. No debate, estarão: Antonio Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões; Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS; e Solange Ribeiro, presidente adjunta da Neo Energia.

Para o segundo painel Brasil Verde e Competitivo, Otávio Ribeiro Damaso, diretor de Regulação do Banco Central do Brasil proferirá seu depoimento para, na sequência, Carolina da Costa, sócia da Mauá Capital; Fábio Zenaro, diretor de Produtos Balcão e Novos Negócios da B3; e Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, trazerem sua avaliação sobre a importância de se ter métricas sustentáveis para uma maior competitividade do agro nacional bem como para a captação de recursos estrangeiros. Além disso, eles trarão o cenário atual e o potencial dos títulos verdes e como a sigla ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) tem influenciado o mercado financeiro, por associar menos riscos ligados ao clima e à sustentabilidade.

Além de questões atuais, o Congresso Brasileiro do Agronegócio trará também a discussão sobre O Futuro do Agro no Comércio Mundial no terceiro painel. O embaixador Marcos Azambuja, conselheiro Emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) ministrará seu depoimento para o debate de Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé; Elizabeth Farina, diretora Executiva da WRI Brasil; e Malu Nachreiner, presidente da divisão Crop Science da Bayer no Brasil. Os especialistas farão suas ponderações sobre como o Brasil poderá seguir na jornada de crescimento global, como uma atuação mais relevante na geopolítica mundial. Eles mostrarão os desafios que o setor precisará superar bem como as vantagens competitivas que podem ser aperfeiçoadas para que o agro cumpra sua missão de alimentar o mundo com nutrição, qualidade e sustentabilidade.

O presidente da ABAG será responsável pelo encerramento do Congresso Brasileiro do Agronegócio, cuja última edição, também promovida virtualmente, reuniu mais de 8000 participantes, um público formado por empresários, líderes setoriais, autoridades públicas ligadas aos governos federal, estadual e municipal, diversos parlamentares, além de inúmeros profissionais atuantes na cadeia do agro.

Serviço: 

  • Congresso Brasileiro do Agronegócio
  • Tema: Nosso Carbono é Verde
  • Data: 2 de agosto de 2021
  • Horário: das 9h00 às 13h30 
  • Inscrições e informações: https://congressoabag.com.br/