Pesquisa sobre transgênicos e novo equipamento foram os destaques

Resultado de pesquisa realizada durante cinco anos sobre organismos geneticamente modificados que comprova que os transgênicos não afetam a microbiota do solo e o desenvolvimento de equipamentos que verifica digitalmente a vazão de cada ponteira pulverizadora foram os destaques apresentados pela jornalista Katia Penteado – editora e idealizadora do GestAgro 360° – no programa Café em foco de 25 de junho.

O monitoramento foi feito pelo pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP), Welington L. Araújo, em parceria com a DSMA Biotecnologia, para a Monsanto, após o plantio de soja RR.

Já o equipamento desenvolvido com recursos obtidos por meio do Sebraetec, pela Agroflux, faz a identificação de problemas na pulverização em plantações baixas como algodão e soja. Batizado de Fluxin, o equipamento agrega tecnologia na verificação das ponteiras das máquinas pulverizadoras, dispensando o trabalho manual.

A edição do Café em foco de 25 de junho também teve Guilherme Amado, falando sobre as ações que a Nespresso está desenvolvendo em benefício do cafeicultor, e Isabel Vitoriano, diretamente de Londres, assim como cotação do café e a análise do que vem afetando o preço da saca do café.

O programa Café em foco, da jornalista Valéria Vilela, é veiculado em 50 rádios, TV, sites, revista e jornais no Sul de Minas.