O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), que completa 80 anos em 2021, e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) uniram-se para disseminar informações sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, bem como a importância desses insumos para o campo. As entidades estão empenhadas na promoção de um treinamento a distância, gratuito e com certificado.
“Defensivos agrícolas requerem cuidados especiais. Usá-los da forma correta e segura é benéfico para o produtor, o meio ambiente, as plantações e a sociedade. Com a otimização das aplicações, evita-se o desperdício de defensivos e a dispersão de resíduos. Com o controle eficaz das pragas e doenças, as lavouras estarão protegidas e terão elevada produtividade e qualidade dos alimentos para consumo”, afirma Fabio Torretta, diretor do Sindiveg.
Três módulos já estão disponíveis na plataforma. O primeiro trata da segurança na aplicação de insumos. Já o segundo, dividido em duas partes, aborda as tecnologias de aplicação e. por fim, o terceiro módulo – lançado este mês – aborda a prevenção e os primeiros socorros no uso de defensivos agrícolas. Cada etapa foi desenvolvida com o apoio de pesquisadores científicos de instituições nacionais, que conhecem a realidade da agricultura brasileira.
“A educação sobre o uso correto de defensivos é essencial para que os agricultores produzam mais e melhor, sem prejudicar a si e ao meio ambiente. A OCB, que mantém o Sescoop e o Capacitacoop, que são serviços de aprendizagem, reconhece a importância dessa iniciativa e recomenda aos cooperados que se inscrevam no curso do Sindiveg. Essa ação contribuirá para a melhora do ciclo de produção”, diz o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Para se inscrever no treinamento a distância, basta acessar o portal e preencher os dados de cadastro. Ao final de cada módulo, é possível emitir um certificado de participação, tudo gratuitamente. Além do curso sobre defensivos agrícolas, a plataforma também disponibiliza um treinamento especial sobre boas práticas na relação entre agricultura e apicultura, promovido pelo Colmeia Viva, programa que faz parte do Sindiveg.
Foto: Divulgação