Cercas prontas: ferramenta indicada para pecuaristas que investem na integração lavoura-pecuária

As cercas prontas ganham espaço cada vez maior no campo, especialmente em propriedades que fazem a ILP ou a ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta). “Manter a segurança dos animais, aproveitar as pastagens de forma sustentável e integrar o cultivo de grãos é essencial para o ciclo produtivo. Dessa forma, é importante analisar o que pode ser feito para melhorar essa consorciação de atividades. O cercamento de qualidade é recomendado pois mantém a segurança das propriedades, possibilita o manejo correto e permite maior capacidade de produção. O resultado é maior produtividade e, consequentemente, ganhos econômicos”, destaca Guilherme Vianna, gerente de negócios Agro da Belgo Bekaert.

Beto Milani, proprietário das fazendas São Sebastião do Carandá e Irmã Lucinda, em Mato Grosso do Sul, que investe em ILP, comenta sua experiência com as cercas prontas para manejar o gado e a lavoura, que apontou “resultado muito positivo, com eficiente proteção e o custo-benefício como os principais atrativos. Funciona muito bem no consórcio ILP, ou seja, entre lavoura e pecuária. Ajuda na contenção do gado e impede que a agricultura seja prejudicada”.

Vianna complementa que cercas prontas estão entre as melhores alternativas para os pecuaristas que investem em ILP e ILPF porque contribuem para o cercamento inteligente, podem ser ajustadas com mais rapidez e o custo do investimento compensa, inclusive com telas com proteções de ligas especiais como zinco e alumínio, que proporcionam mais economia na reposição dos arames e na manutenção.

Para contribuir com o sucesso econômico da ILP e ILPF, que já atingem 19 milhões de hectares no Brasil, a Belgo Bekaert desenvolveu a Tela Belgo Bovino, muito utilizada nos Estados Unidos e em países da Europa. Ela possui uma tripla camada de galvanização composta por zinco, o que confere a mesma uma alta durabilidade até mesmos em ambientes agressivos. “O objetivo é oferecer uma opção de alta qualidade e custo-benefício positivo aos arames tradicionais, que exigem mais fios e cuidados para a correta contenção dos animais e também em termos de colocação, com mais tempo e mais madeira”, informa Guilherme Vianna.

Além disso, a Tela Belgo Bovino 5 fios tem mais firmeza e estabilidade, permitindo o aumento da distância entre os postes intermediários, proporcionando economia em madeira e mão de obra. “É importante que o pecuarista disponha das alternativas modernas e eficazes para garantir a segurança da propriedade e dos animais e a proteção dos cultivos”, reforça Vianna.

Foto: Divulgação