A Isla Sementes, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), lançou a Cenoura BRS Paranoá, primeira cultivar nacional desenvolvida pela Embrapa Hortaliças e validada exclusivamente para sistemas orgânicos de produção. Entre os principais diferenciais estão rusticidade, potencial produtivo e adaptação em diferentes tipos de cultivo, assim como resistência às doenças do complexo da queima-das-folhas e colheita que se inicia após 90 dias de semeada e se estende até 120 dias.
Desde 2006, a BRS Paranoá foi avaliada em testes de validação no sistema orgânico de produção em diferentes localidades do Brasil, se destacando por sua produtividade e estabilidade.
A cultivar é recomendada para plantio no período do verão, época de entressafra das cultivares convencionais, o que abre uma janela valiosa de mercado. Mesmo diante de temperatura elevada e excesso de chuvas, condições típicas do verão, as raízes atingem o tamanho comercial desejável no momento da colheita, sem destruição da área foliar.
De acordo com o pesquisador Agnaldo Carvalho, a Paranoá se destaca pela coloração alaranjada intensa, diâmetro médio de 3 cm, comprimento entre 16 e 20 cm. Além disso seu padrão de raízes lisas e retas propiciam maior rendimento agronômico se comparada com materiais convencionais de cenoura. As raízes ainda se destacam também pela ótima qualidade em termos de doçura e ótima aparência.
As sementes já estão disponíveis na linha Iela Pro, em pacotes longa vida com 50g, 100g, 250g e 500g e balde de 5 Kg, assim como nos envelopes da linha Isla Minha Horta.
Foto: Divulgação