O agronegócio brasileiro ganha, a cada dia, mais destaque no cenário nacional, seja com foco econômico, sustentável ou até mesmo no campo das tecnologias. As mudanças de hábitos e de consumo do mercado sinalizam uma necessidade de adequação e de fazer o novo agro.
Com essa visão, a 6ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA reúne novamente o setor para entender os desafios, as oportunidades e as práticas que devem ser adotadas para acrescentar valor à produção do campo. O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em formato Digital Experience, com o tema “Digital & Agregação de Valor. A nova liderança no Agro”.
“Hoje, a originação de alimentos e matérias-primas agropecuárias está totalmente vinculada ao valor real e percebido das mercadorias. Tudo precisa agregar resultado e impactar positivamente em valor percebido. Esse movimento exige aperfeiçoamento e uma atenção redobrada por parte dos produtores e de toda a cadeia”, ressalta a Show Manager do evento, Carolina Gama.
Buscando trazer para o debate ações e exemplos reais do processo de agregação de valor à produção do campo, o CNMA convidou para liderar e representar o tema na edição deste ano do evento a pecuarista Carmen Perez, que há 14 anos atua na atividade com pesquisa, tornando-se referência nacional em bem-estar animal.
“Na minha visão, esse processo faz com que o agro ganhe em todos os sentidos, pois estamos em uma era na qual as pessoas estão mais conectadas com aquilo que consomem e também com as preocupações ambientais. As pessoas hoje estão muito atentas a isso, o que impacta tanto no produto quanto na imagem de um setor inteiro”, afirma Carmen.
Segundo ela, tendo em vista o dinamismo do mercado e a tendência cada vez maior por parte do consumidor em buscar transparência, saber a origem, de que forma foi produzido e de onde veio o alimento que irá consumir é, sem dúvida, uma oportunidade de crescimento para o agro brasileiro.
“Todo o processo de produção é muito dinâmico e vivemos num mundo em que a demanda tem mudado muito. Considero que essa abertura da porteira e dos produtores, sejam eles agricultores ou pecuaristas, conta muito, pois hoje as pessoas querem saber a origem do que elas estão ingerindo. É um processo que agrega muito valor e que precisa ser claro. Acredito que o setor tem essa flexibilidade e já compreendeu que isso é importante”, ressalta a pecuarista.
Ela ainda acrescenta que esse processo apresenta muitos desafios, que se caracterizam de acordo com o segmento de cada produtor, como o das boas práticas de produção, transformação, comunicação e mudança do sistema de produção, sendo esse o que mais tem impacto em custo.
Neste cenário, o CNMA se tornará, por meio da sua programação, um ambiente para debater e entender como passar por esse processo, oferecendo a oportunidade de crescimento da produção e do lucro, por meio da agregação de valor aos produtos do campo.
“Entendemos que o cenário atual demanda da produção agrícola e pecuária uma atenção maior para os hábitos e demandas vindas do mercado. Temos um consumidor mais exigente e que avalia os produtos de uma forma diferente, olhando para o caminho que foi percorrido e como essa atividade impactou no mundo em que vivemos”, acrescenta Gama.
“É fundamental falarmos das direções que a produção está seguindo, pois ela acompanha muito os rumos atuais de uma demanda ética e humana, acima de tudo. É a demanda por boas práticas de produção e com o nosso planeta. O CNMA, nesse sentido, é um porta-voz muito atual para as questões que ocorrem dentro e fora da cadeia produtiva, que são essas demandas”, finaliza Carmen.
Mais informações pelo site: www.mulheresdoagro.com.br.
GestAgro 360° é parceiro de mídia do evento.
Foto: Divulgação