Facilitar o acesso dos produtores ao crédito é meta de novo serviço de informações

Com investimento inicial de R$ 40 milhões, Serasa Experian amplia atuação e entra no mercado de crédito agrícola com foco na redução do risco de inadimplência ao dar visibilidade às informações e aos dados do agronegócio. As soluções poderão facilitar o acesso ao crédito aos produtores e fornecer informações completas para a tomada de decisão mais segura e confiável para agentes financiadores.

Essa companhia, líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas, pretende transformar a atual visão fragmentada no segmento do agronegócio, atividade em que poucos têm acesso à informação e os dados são esparsos, para que todos os agentes que atuam neste segmento tenham uma visão fim a fim dos riscos financeiros.

“O Brasil é uma potência agrícola, sendo o agronegócio responsável por cerca de 22% do PIB do País. É um mercado que está em expansão. Entretanto, apenas 27% do PIB do setor é financiado por crédito, contra 55% de outros segmentos. Isso ocorre principalmente devido à análise de crédito custosa e à falta de dados confiáveis. Por este motivo, estamos ampliando nossa atuação no setor, visando promover análises de crédito mais assertivas, reduzir o risco de inadimplência, aumentar a transparência e melhorar práticas em gestão de riscos”, diz o diretor do DataLab, Marcelo Pimenta.

Com a combinação de plataforma de dados, algoritmos e tecnologias proprietárias, a Serasa Experian vai ter novas soluções para toda a jornada de crédito de produtores e credores, sejam cooperativas, bancos ou distribuidores de insumos agrícolas. Para quem oferece crédito, será possível ter uma visão completa do produtor solicitante, com scores de risco de pagamento e risco de produção. Ainda será oferecido um serviço de operação de dados para proteção ao crédito, onde financiadores podem compartilhar suas informações de contratos com produtores rurais para criar uma visão de riscos e alavancagem do mercado, assegurando a proteção do segredo comercial de cada participante e atendendo as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados para tratamento dos dados pessoais.

“Com isso, qualquer agente do agronegócio poderá entender o quanto cada produtor está comprometido com o custeio e com a venda de seu produto. Esta informação, associada a relatórios de inteligência de mercado, permitirá que qualquer agente financiador possa ter uma visão melhor de cada produtor rural”, explica Pimenta.

Para os produtores, a ampliação da atuação da Serasa Experian no setor deverá reduzir os prazos para a análise e validação da documentação, além de oferecer uma avaliação do risco mais assertiva para oferta de modelos de financiamento mais adequados ao seu perfil financeiro. Isso aumenta também a possibilidade de acesso a mais financiadores ou a mais players que estão entrando neste mercado. As frentes de desenvolvimento voltadas ao agronegócio são conduzidas pelo DataLab, laboratório de inovação da Serasa Experian em São Paulo, que conta com quase 20 cientistas de dados totalmente dedicados ao projeto. “Queremos que o mercado de crédito e financiamento para o agronegócio seja tão sofisticado quanto o de crédito comercial”, diz Pimenta.