Salmonella: vacinas vivas para o controle da doença

Proteger a granja contra a Salmonella é um desafio para os gestores de granjas. As perdas provocadas pela bactéria, além dos aspectos econômicos, têm fortes impactos na saúde pública.

A Salmonella, como explica o médico-veterinário Matheus Resende, gerente de produto da linha Aves da Zoetis, é provocada “por uma bactéria entérica muito adaptada às aves, a doença preocupa tanto pela ameaça de transmissão vertical quanto pela contaminação dos ovos para consumo. Por isso, seu controle é de extrema importância”.

Entre as formas de prevenção, o veterinário destaca os resultados expressivos que vêm sendo obtidos por vacinas vivas: “As vacinas vivas bacterianas contra a Salmonella, além de protegerem contra o patógeno, representam uma alternativa aos antimicrobianos e ativam a imunidade inespecífica e adquirida”, diz Muniz.

Complementando a informação, o médico-veterinário Eduardo Muniz, Gerente de Serviços Técnicos da Zoetis, lembra que “a vacinação contra esta bactéria vem ganhando cada vez mais adeptos com cepas que promovem a proteção cruzada. Além de atuarem na redução da contaminação de carcaças no abatedouro, se mostram uma alternativa economicamente viável, principalmente para empresas exportadoras de carne de frango”.

Foto de capa: www.futurity.org