Gerenciamento de plantio: aplicativo contribui para potencializar resultados com certificação de platadeiras

Mobilidade e conectividade impulsionaram a substituição de planilhas por softwares e aplicativos, que podem ser acessados por smartphones, que, para agricultor, funcionam como instrumento de ganhos em gestão de sua propriedade, contribuindo com a execução de relatório de análise do plantio, capazes de fornecer ao gestor informações que lhe possibilitem correções necessárias.

Entre as empresas que desenvolvem soluções para gestão de plantio está a startup Geração Agro que lançou o GA Plus. De acordo com Paulo César Ferreira, diretor técnico da empresa, esse aplicativo se constitui evolução de solução que continha a metodologia referente à Certificação de Plantadeiras, que é o método de análise fina da máquina, onde 31 elementos são verificados por linha de plantio, e se aplica a e praticamente todas as plantadeiras do mercado.

O GA Plus foi colocado no mercado após praticamente seis anos de desenvolvimento, com testes realizados em várias versões até chegar no modelo atual. O resultado é um aplicativo “capaz também de fazer recomendações e guiar o check geral diário durante a operação. Fomos colocando nele todo o conceitual agronômico desenvolvido pela empresa ao longo de anos, graças a uma programação com recursos tecnológicos e sem perder a interface amigável para o usuário”, explica Ferreira, informando que o aplicativo “foi desenvolvido para melhorar o serviço dos gestores que já tenham sido treinados pela Geração Agro na  metodologia de Gestão do Plantio desenvolvida pela Consultoria”.  

A evolução do GA Plus relaciona-se também à chegada dos smartphones, que possibilitou instalar os softwares de gestão neste equipamento, e o gestor poder preencher as informações sobre a operação que está sendo realizada já ao término dela e enviá-las para o escritório ou outras pessoas que estão ligadas ao operacional, logo que ele se conecta a um sinal 3G. Além disso, o próprio aplicativo oferece um roteiro para o preenchimento dos dados em função do tipo de plantadeira, primeiro input requerido.

Exemplificando, Ferreira detalha que, no caso da Certificação de Plantadeiras, o relatório traz logo de início uma estimativa do potencial impacto na produtividade esperada, assim como seu impacto financeiro caso as inconformidades não sejam corrigidas. “Reagimos mais rapidamente quando temos a dimensão do prejuízo”, finaliza o agrônomo ao frisar que “a operação de plantio demanda um planejamento de todas as etapas para que, ao final, atinja-se o objetivo desejado que é obter mais plantas por hectare e, consequentemente, mais retorno do investimento realizado. Cada planta a menos na linha é uma quebra na produção que ao final representa redução no lucro daquela lavoura. E com os preços que estão sendo pagos hoje pela soja, por exemplo, não dá para desperdiçar”.

Além do planejamento, o aplicativo supre a necessidade do produtor rural de controle de todo o processo, com análise dos relatórios diários sobre o que aconteceu no momento do plantio, quais as inconformidades, os problemas encontrados, a fim de que a correção seja feita rapidamente, evitando maiores perdas nos dias posteriores. 

Foto: Divulgação