Integração entre equipamentos de moinhos de arroz reduz desperdício e economiza energia

Com projeto e execução da Bühler, a primeira implantação de moinhos de arroz integrados está entrando em seus estágios finais. A configuração inicial que conecta selecionadora óptica, brunidor e sensores é definida para alterar as práticas de beneficiamento de arroz. A inteligência artificial e a tecnologia de aprendizado de máquina transformam máquinas independentes em um sistema integrado inteligente, reduzindo o desperdício, economizando energia e fornecendo a melhor qualidade de produto de forma consistente.

Os resultados são tangíveis, enquanto a redução do desperdício e do consumo de energia demonstra o compromisso com soluções sustentáveis, impactando toda a cadeia de valor. O sistema está atualmente sendo testado na Riseria Taverne SA, o maior moinho de arroz da Suíça.

Pioneirismo – A Bühler tem sido pioneira em tecnologia de brunimento há mais de três décadas, apresentando o primeiro arranjo split-stone vertical do mercado. O Brunidor Automático DRWC fornece o pressão de brunimento com adaptação automática, inclui um mecanismo de proteção contra sobrecarga e opções práticas de configuração de receita que podem ser acessadas por meio de uma tela sensível ao toque para fornecer o máximo de facilidade de uso e eficiência. O design sem eixo permite que o ar passe livremente em torno dos grãos de arroz, resultando em grãos mais frios e limpos, livres de farelo. A roda de esmeril pode ser substituída facilmente e as peças de desgaste são altamente duráveis.

A Bühler definiu os três parâmetros de qualidade essenciais para o mercado de arroz: brilho, maciez e brancura. Esses, juntamente com o percentual de arroz quebrado, determinam a qualidade e, portanto, o preço que pode ser alcançado com o produto final. O sensor RiceLinePro DROA avalia continuamente e monitora essas características em tempo real usando complexos algoritmos de aprendizado de máquina. Isso não apenas padroniza o processo, minimizando erros e aumentando a consistência e a confiabilidade, mas também reduz a dependência de mão de obra.

A selecionadora óptica DS-C da Bühler é um dos equipamentos mais avançados em toda a linha de processamento, fornece alertas de qualidade do produto em tempo real que ajudam a otimizar o rendimento do arroz, bem como a adaptar as configurações de máquinas de processamento a jusante. Recursos como streaming de produtos ao vivo e replay fazem parte dos relatórios de produção digitalizados. Por exemplo, para uma selecionadora óptica típica, picos de ejeção geralmente resultam na perda de produto bom. As soluções digitais integradas da Bühler detectam esses picos conforme eles acontecem. Onde houver pouca contaminação, pode não haver necessidade de reselecionar o produto e ele pode ir direto para a embalagem. Com uma produção média de 3.500 kg por hora e 25 picos por dia, até 32.000 kg de produto bom podem ser perdidos em um mês se os erros não forem detectados e corrigidos. A economia mensal com o aumento da visibilidade pode chegar a US$ 15.000.  

Gerenciamento – A máquina conectada digitalmente fornece aos operadores do moinho as informações de ele que precisam para ajustar corretamente as configurações da máquina. Com o tempo, o sistema inteligente é capaz de se ajustar de forma autônoma. Onde antes os operadores de moinho tomavam medidas corretivas após a ocorrência de um incidente, agora eles podem evitar etapas dispendiosas de reprocessamento e gerenciar proativamente todo o processo. Com esses avanços, o operador pode otimizar os custos operacionais, a qualidade e o rendimento, todos com impacto direto no lucro do moinho. O produto pode ser comercializado com confiança ao longo de toda a cadeia de valor, desde o operador do moinho, do comerciante e do varejista até o consumidor final com um preço ideal. Os consumidores têm a certeza de que estão comprando a melhor qualidade disponível.

O sistema está atualmente sendo testado na Riseria Taverne SA, o maior moinho de arroz da Suíça. “A nova configuração, que consiste em selecionadoras ópticas conectadas digitalmente, um brunidor e sensores RiceLinePro, nos deu visibilidade de todo o processo. Os primeiros resultados indicam economias de custo significativas, redução no consumo de energia e aumento da qualidade”, diz Stefania Dolci, chefe de Garantia da Qualidade da Riseria Taverne SA.

Sustentabilidade – A Bühler investiu consideravelmente em data science com equipes dedicadas, bem como em sua plataforma de dados interna, o Bühler Insights, permitindo acesso confiável aos dados. “Há muitos anos, oferecemos aos nossos clientes conectividade em tempo real para nossas tecnologias. Isso nos permitiu coletar dados de alta qualidade de máquinas no campo”, afirma Krishna Kumar, gerente de Desenvolvimento Digital e Data Science na Data Analytics and Services da Bühler UK, e garante que, “agora, nossa equipe de data science pode usar esses dados para identificar os principais problemas que podem ser resolvidos com automação e aprendizado de máquina.”

“Estamos na vanguarda da inovação para a indústria de processamento de arroz há mais de 100 anos, fornecendo soluções em todo o processo de beneficiamento, como o brunidor vertical, seleção óptica e automação de processos”, diz Johannes Wick, CEO de Grains & Food da Bühler, informando que a empresa está “aplicando uma abordagem com base em dados ao beneficiamento de arroz em uma extensão nunca vista antes na indústria. Pela primeira vez no beneficiamento de arroz, estamos aproveitando todo o potencial da transformação digital para criar valor para os operadores de moinho, elevar os padrões de qualidade e melhorar a sustentabilidade”.