EVENTOS – Digital, presencial e híbrido: a criatividade vem sendo destaque em eventos do agro

A criatividade foi uma das características que marcaram o ano de 2020 e foi estimulada por um dos maiores problemas vivenciados por todo o planeta ao mesmo tempo, que vem, há cerca de 13 meses (desde o primeiro caso de Covid-19, divulgado pela China) promovendo a morte de muitas pessoas. Entre os resultados está a reinvenção dos eventos públicos, a céu aberto, tão comuns no mundo agro, que migraram para plataformas digitais e vêm cumprindo o papel de divulgar, informar e reunir pessoas com interesses comuns.

2021, nesses quesito, começou ativo, comprovando que  as ações virtuais vieram para ficar e que, mesmo após a já iniciada retomada dos eventos presenciais, manterão seu espaço, por favorecer a aproximação entre as pessoas de forma rápida e com custos muito menores ao de viagens e hospedagens.

E as empresas que atuam na cadeia do agronegócio confirmam essa premissa e aproveitam os eventos virtuais para fazer lançamentos e anunciar novidades.

A Adama, a Brandt, a Cocamar, a Compass Minerals, a Cooxupé, a Integrada Cooperativa, a Sakata Seed Sudamerica e a Yara estão entre as que participaram de eventos virtuais, presenciais e híbridos neste início de ano. Além disso, a Fundação MS, com patrocínio da Albaugh, realiza evento no dia 11 de fevereiro.

AgroTec – A Adama, de 4 de fevereiro a 4 de março, participa do 4º AgroTec, evento 100% virtual promovido pela Integrada Cooperativa Agroindustrial, de Londrina (PR). A abertura do evento contou com apresentações realizadas na Unidade de Difusão Tecnológica, localizada no município de Assaí (PR). A Adama está destacando três de suas tecnologias de apoio ao manejo da soja:  O fungicida Cronnos; o Galil, que controla os percevejos com alta eficiência, sem causar desequilíbrio da população de ácaros, livrando o agricultor de grandes preocupações e gastos desnecessários com esta praga; e o Voraz, que garante manejo efetivo do complexo de lagartas, controlando inclusive as espécies já resistentes, como a Spodoptera, em diversas culturas.

Dia de Campo da Opção Agronegócios – Realizado ao ar livre em Uberlândia (MG), em 29 de janeiro, seguindo todas as medidas de prevenção à Covid-19, conforme as recomendações dos órgãos de saúde, e público limitado a 100 pessoas, o evento contou, entre outras, com a participação da Brandt do Brasil, que  levou tecnologias Smart System e Manni-Plex, que contribuíram com os recordes mundiais de produtividade de soja e milho em diversos anos.

A tecnologia exclusiva Smart System é capaz de promover alta absorção e translocação dos nutrientes, além de reduzir os possíveis efeitos danosos causados por herbicidas na cultura principal. Já a Manni-Plex tem como grande diferencial a mobilidade dos nutrientes, os quais se translocam via xilema e floema. Isso é possível até mesmo com elementos como o cálcio e boro, que são conhecidos por sua baixa ou nenhuma mobilidade via floema, entregando uma nutrição mais eficiente, dando as plantas condições de expressarem seu potencial produtivo.

Sakata iField  – Virtual pela primeira vez, o Sakata Field Day, considerado o maior dia de campo de hortaliças da América do Sul promovido por uma empresa privada, a Sakata Seed Sudamerica, acontece de 1 a 28 de fevereiro com o nome Sakata iField.

Idealizado para ser um evento híbrido, com extensa estrutura física de campo, composta por mais de 70 cultivares e um conjunto de empresas expositoras da área de insumos, dentre elas a Compass Minerals – Plant Nutrition. A novidade é que toda esta exposição será apresentada por meio de uma plataforma digital, totalmente gratuita, apresentando fotos e vídeos captados in loco, permitindo que os usuários naveguem pelas estações de campo virtualmente, incluindo áreas de exposição de alguns expositores, assim como canais de comunicação (chats) exclusivos para proporcionar interação entre os participantes e a Compass Minerals – Plant Nutrition terá um especialista à disposição.

A Compass Minerals – Plant Nutrition apresenta soluções para os manejos de HF, com foco nas culturas de alface e repolho, através do Programa Nutricional Supera HF . Com tecnologias exclusivas, que atendem todo o ciclo da lavoura, o programa ajuda os produtores a obterem melhores resultados em produtividade e rentabilidade em suas lavouras.

Seminário GranBatata – A 2ª edição do Seminário GranBatata reúne especialistas da empresa e do mercado para comentar os desafios da cultura em 2021, com transmissão gratuita e aberta ao público. No evento realizado na tarde de 28 de janeiro, a Yara, líder discutiu principais desafios e perspectivas da cultura no país. Bienal, o evento foi on-line, gratuito e contou com duas mesas redondas e duas palestras com especialistas da empresa que abordaram aspectos técnicos e mercadológicos sobre a batata.

Safratec Cocamar – A Yara também participa do Safratec Cocamar 2021, que acontece de 1 a 12 de fevereiro, em formato digital pela primeira vez. Neste evento, a empresa leva portfólio completo para as culturas de soja e milho, incluindo os mais recentes lançamentos como o YaraVita Folicare, que tem como principal função equilibrar diversos nutrientes fundamentais para as plantas. Também disponibiliza as linhas YaraBasa, YaraMila e YaraBela.

Dia de Campo Digital da Fundação MS – Em 11 de fevereiro, a Fundação MS, com o patrocínio de diversas empresas, entre elas a Albaugh, promove o Dia de Campo Digital, com transmissão on-line. Focado na safra 2020-2021, em andamento, o evento, gratuito, tratará, sobretudo, da produção de soja e de tecnologias em suporte à produção da oleaginosa.

A Albaugh estampa sua marca no encontro e apresenta estratégias de manejo visando ao controle eficaz da ferrugem asiática e de doenças de final de ciclo, pelo emprego do fungicida Reconil. Além disso, mostra linha de agroquímicos com formulações especiais de agroquímicos pós-patentes.

Femagri e Feira do Cerrado – A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé – Cooxupé – promove em ambiente virtutal de 1 a 26 de fevereiro duas feiras, a Femagri, voltada a cafeicultores do Sul de Minas e média mogiana do Estado de São Paulo, e a Feira do Cerrado, direcionada a produtores do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.

As feiras estão entre as mais importantes do país voltadas à cafeicultura e reúnem os principais lançamentos, oportunidades e soluções para o setor. Os mais de 15 mil cooperados realizarão seus negócios acessando o site dos dois eventos ou o aplicativo Cooxupé. 80 empresas participam da campanha virtual.

As feiras podem ser acessadas nos sites https://www.cooxupe.com.br/femagri e https://www.cooxupe.com.br/feiradocerrado. Também está disponível o APP Cooxupé, nas versões Android e IOS.