Antecipação de recebíveis: serviço cresceu 25% durante a pandemia

A estimativa da TerraMagna de que durante 2020 aumento de cerca de 25% na procura pelo serviço de antecipação de recebíveis se comparado com 2019 tem relação com os R$ 50 milhões movimentados no ano passado para distribuidores de diversas regiões do País. 

Atuando no setor desde 2017, a empresa destaca aumento na procura pelo serviço de antecipação de recebíveis, serviço em que o distribuidor, após analisar as Cédulas de Produto Rural (CPR) e se certificar sobre o risco que a operação envolve, esses documentos que oficializam a operação de Barter são vendidos para os fundos de investimentos, gerando oportunidades e benefícios para a empresa. 

As vantagens da antecipação de recebíveis traz benefícios tanto para os distribuidores, como para os produtores rurais. Entre as vantagens, Bernardo Fabiani, diretor da TerraMagna, alinha três fundamentais: “O distribuidor recebe no início da safra. Isso faz com que, ao comprar os insumos de uma indústria à vista, ele possa negociar descontos que podem chegar a 15%. além disso, a distribuidora elimina risco, seja de inadimplência ou de quebra de safra, pois se o produtor não conseguir arcar com o pagamento, a responsabilidade passa a ser do fundo que adquiriu a CPR; e a antecipação incentiva os distribuidores a dar mais crédito ao produtor rural, através da operação de barter”. 

Mas, mesmo com todas as checagens, Fabiani alerta para os riscos para o distribuidor, pois o produtor rural compra a prazo e paga com parte da sua futura produção, ou seja, o pagamento é feito somente no final da safra, geralmente depois de seis meses. Nesse período, o distribuidor fica exposto a uma possível quebra da produção agrícola, que pode acontecer por exemplo, pelo excesso ou pela falta de chuva, assim como por altas ou baixas temperaturas ou até mesmo por tempestades.

Entre as distribuidoras que optaram pela solução da TerraMagna que, via tecnologia e fontes de dados alternativas, transforma o processo arriscado e volátil em uma experiência simples, está a mato-grossense Fex Agro. Como resultado, obteve maior fluxo de caixa, além de outros benefícios para o negócio.

Dentre os nossos parceiros, a TerraMagna se destaca pela inteligência de suas soluções e produtos, e pela agilidade nos processos. O êxito das operações que fizemos em 2020 foi, definitivamente, o resultado destas características. Estamos muito empolgados com as perspectivas para 2021″, conta Daniel Barbosa, sócio-diretor da Fex Agro, que prevê realizar novas antecipações neste ano.