UPL debate cultivo de soja em novo episódio da série Caminhos do Agro

A produção de soja tem crescido ano a ano no Estado de São Paulo. De acordo com o IBGE, em 2019, foram produzidas 3,5 milhões de toneladas. Há 10 anos, esse total era de 1,5 milhão. O assunto foi tema de mais um episódio da série Caminhos do Agro SP, no dia 9 de dezembro, com participação da UPL, empresa de origem indiana e uma das quatro maiores no setor de soluções agrícolas do Brasil.

“Nos anos 1990, a produtividade da soja era de apenas 2 toneladas por hectare. Hoje, já há propriedades com 3,5 t/ha”, relata o head de marketing para cultivos extensivos da UPL Brasil, Lucas Rona. Segundo ele, a grande dificuldade do segmento, mesmo com o uso da tecnologia, é a racionalização de insumos, já que as lavouras enfrentam constantes obstáculos, além do clima, como insetos, fungos e plantas daninhas.

“Nosso propósito, na UPL, tem sido olhar para o ciclo de cultivo como um todo, da semente até a mesa do consumidor, oferecendo soluções para que se produza um alimento mais seguro, respeitando todos os aspectos sociais, ambientais e de segurança alimentar. Por isso, investimos em tecnologias, em especial para o manejo de resistência de pragas e doenças”, destaca Rona.

A UPL possui um dos mais completos portfólios do mercado brasileiro – e internacional –, com mais de 60 produtos registrados para soja, entre inseticidas, herbicidas, fungicidas, acaricidas, tratamentos de sementes, fertilizantes e fisioativadores, além de soluções biológicas e produtos de nutrição inovadora. Com alta performance, esses recursos auxiliam tanto na qualidade, quanto na alta produtividade.

“Há 12 anos, a UPL olha para o cultivo no contexto da saúde vegetal, trabalhando a interação de químicos e biológicos com fisioativadores para estimular o potencial genético da soja para que alcance o máximo de produtividade”, saliente o especialista. Esse ideal faz parte do exclusivo programa Pronutiva, que proporciona mais vigor e qualidade às lavouras, tendo proporcionado excelentes resultados pelo país.

Para assistir à transmissão completa, acesse: https://youtu.be/9s-Z2FRDH-g

A websérie Caminhos do Agro foi realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, em parceria com a UPL e outras empresas. Os episódios estão sendo transmitidos ao vivo pelos canais no YouTube da pasta e também da TV Cultura (https://www.youtube.com/cultura).

O projeto tem 10 episódios que mostram iniciativas, projetos, pesquisas e ações que contribuem para que o produtor paulista tenha uma produção cada vez mais eficiente e sustentável para abastecer o mundo. A UPL foi destaque em diversas dessas transmissões, em temas como agro seguro e cana.