CAMINHOS DO AGRO SP – Syngenta ressalta resiliência da agricultura e importância de agenda de sustentabilidade e

A Syngenta participou, em 16 de dezembro, da live de encerramento do Caminhos do Agro SP, projeto realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), em conjunto com a TV Cultura, a InvestSP e a iniciativa privada. Representando as empresas apoiadoras, Valter Brunner, Diretor de Sustentabilidade da Syngenta na América Latina; João Cesar Rando, Diretor-presidente do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias); e Fabio Torretta, Presidente da UPL Brasil, juntaram-se ao Secretário de Agricultura, Gustavo Junqueira para fazer um balanço de 2020 e elencar as perspectivas para 2021.

Para Valter Brunner, os desafios enfrentados ao longo deste ano sublinharam a força e a resiliência dos produtores brasileiros. “2020 foi um ano desafiador em todos os setores e no agronegócio não foi diferente. Felizmente, o agro foi capaz de responder com muito sucesso, tanto é que chegamos ao final do ano com resultados de produção, produtividade e qualidade bastante altos”. O executivo ainda completou que em nenhum momento da pandemia houve uma situação de desabastecimento e de falta de alimentos, e que isso só foi possível graças ao preparo dos agricultores e à atuação complementar de indústria e Estado, garantindo que necessidades críticas dos diferentes elos do setor fossem atendidas.

Sobre as perspectivas para o próximo ano, Brunner reforçou a importância da atuação do agro brasileiro em prol da sustentabilidade ambiental. “Olhando para 2021, acredito que a já prioritária e crítica agenda da sustentabilidade ganhará ainda mais força. Toda a eficiência do agronegócio deverá estar ainda mais alinhada a ações sustentáveis, abarcando uma visão de longo prazo e de continuidade de atendimento a todas as questões relacionadas ao meio ambiente. E estamos preparados para isso.”

“É uma satisfação muito grande ver esse projeto, iniciado em agosto, chegar a dezembro tendo viabilizado levar informação de qualidade, conhecimento e debates não só para o agricultor, mas também para o consumidor e para o público urbano, que puderam se aproximar mais e entender melhor o funcionamento das mais diversas das cadeias produtivas do agronegócio. Ações como essa da SAA são fundamentais e merecem, não apenas reconhecimento, mas também continuidade”, finalizou Valter Brunner.

Com início em agosto de 2020, a websérie Caminhos do Agro SP trouxe informações sobre o setor agropecuário no estado de São Paulo, com o objetivo de mostrar estratégias, pesquisas e ações que contribuem para que o produtor paulista tenha uma produção cada vez mais eficiente e sustentável. Além de estar presente nas lives de abertura e encerramento da iniciativa, a Syngenta participou dos episódios sobre Pesquisa e Inovação e Produção Sustentável e das lives sobre as cadeias produtivas do Café e da Olericultura.