A Milk Farm foi a campeã do Ideas For Milk 2020 – Desafio de Startups. A proposta é o Eco Teste para controle de resíduos de antibiótico no leite capaz de detectar 8 diferentes grupos de antibióticos com alta sensibilidade e é controlado por aplicativo. Para Bruno Machado, um dos idealizadores da proposta, a competição foi um aprendizado” Toda a Embrapa deu suporte e confiou em nossa proposta. A qualidade dos concorrentes nos desafiou e aproximou. Fizemos contatos que desejamos manter.”
O segundo lugar ficou com a UaiCup que é uma caneca para análise da qualidade do leite. O dispositivo que ainda identifica a presença de resíduos de antibióticos. Gabriel Martins representou o grupo idealizador “Queremos agradecer a qualidade das mentorias que já é um prêmio”, comenta. Já o projeto Q, site que funciona como ponte entre produtores de queijo e órgãos de regulamentação, conquistou o terceiro lugar. Ana Luísa Santos comentou sobre os avanços no projeto “ O Desafio de Satrtups foi um divisor de águas em nossa startup”, celebra.
A final foi transmitida ao vivo pelo canal da Embrapa Gado de Leite no Youtube em 16 de dezembro. Durante mais de duas horas, os sete finalistas foram sabatinados por 21 jurados e representantes de toda a cadeia do leite do Brasil, Angola, Argentina e Portugal. Ao logo da competição, 181 especialistas do mundo do leite analisaram 47 projetos, vindos de 13 estados brasileiros, além de propostas de argentinos e angolanos.
Na ocasião, também houve ainda o Prêmio de Inovação 2020 que premiou o mercado e pessoas que criaram caminhos para o leite em 2020. Foram 6 empresas premiadas em duas categorias: Inovação Em Processos: Verde Campo (pagamento por sólidos), Sooro Rener (Blog educativo sobre soro de leite) e Nestlé (canal de relacionamento com o produtor durante a pandemia); Inovação em Produtos: Embaré (queijo fresco de caixinha), Piracajuba (manteiga gourmet e Letti (expansão da linha de derivados do leite A2).
Além disso, três pessoas foram homenageadas pelo apoio inovador ao Ideas For Milk. A pesquisadora Roberta Zogüe comemorou em Luxemburgo, na Europa, onde mora atualmente. E propôs uma edição do Ideas 2021 por lá: “Quem sabe ano que vem a gente não faz uma versão daqui, já que tem tanto viés para a parte de startup, o país investe nisso e ainda mais em leite?”. Já o argentino Ariel Maffi, vice-presidente da DSM Tortuga na América Latina, também agraciado, celebrou a parceria da DSM Tortuga com a Embrapa Gado de Leite “É histórica e de sucesso e seguiremos parceiros por muitos anos”. A terceira homenageada foi a deputada federal e prefeita eleita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, apoiadora desde a primeira edição do Ideas For Milk. “A mim me alegra muito que essa indicação de recursos dada pela nossa emenda parlamentar tenha florescido em resultados tão expressivos, essa grande rede de pesquisa que vincula 31 universidades. Isso é uma coisa espetacular!
Criado há 5 anos, o Ideas For Milk é o movimento de inovação Caravana, Vacathon, Desafio de Startups e Prêmio de Inovação são algumas das iniciativas que criam o ecossistema de soluções para a cadeia de produção leiteira. O pioneirismo da proposta trouxe prêmios. E o reconhecimento internacional do Silicon Valey Fórum, que levou nossa Vaquinha a apresentar o Ideas For Milk nos EUA, onde estão reunidos os grandes inovadores do mundo. Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, considera esse movimento de inovação fundamental no país: “A tecnologia, a ciência nos levam ao desenvolvimento econômico e social no Brasil. A nossa proposta é ter leite 4.0 onde houve produção leiteira. É isso que tem sido feito por pesquisadores, técnicos, empreendedores e universitários. E o compromisso da Embrapa Gado de Leite contempla todos da cadeia produtiva”.
Guy de Capdeville, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, comenta o sucesso nacional e internacional: “Ideas For Milk conquistou o país e outros países também vieram. E esse movimento pelo leite 4.0, promovido pela Embrapa Gado de Leite, deve ser multiplicado em todas as regiões do Brasil” parabeniza.
O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae. Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM e Lactalis. Patrocínio Prata da Vaccinar,FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Sistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Verde Campo e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation, Abraleite e Revista Balde Branco.