Pisos radiantes encontram aplicação na agricultura

Os pisos radiantes (aquecidos), além de promoverem conforto tátil em ambientes residenciais e comerciais, estão em fase de experimentação por agricultores, com o objetivo de ganhos na qualidade em alimentos cultivados em ambientes fechados e que são afetados por mudanças bruscas de temperatura, responsáveis até por perda da produção.

Uma das empresas que vêm investindo no agronegócio é a Warmup – Pisos Aquecidos, que soma mais de 2.5 milhões de sistemas vendidos em 72 países.

Jorge Feola – proprietário da Caminhos da Serra Alimentos Saudáveis – decidiu adotar o aquecimento da Warmup na tentativa de atender sua necessidade de “um sistema de aquecimento que nos auxiliasse no desenvolvimento do cultivo de cogumelos nos períodos de temperatura inferior a 20ºC, pois em nossa região de produção a média anual de temperatura é inferior aos 20ºC, e, por isso, a necessidade do sistema de aquecimento vai além do período de inverno”, explica, informando que a temperatura ideal para o cultivo do Cogumelo Shimeji situa-se na faixa de 23°C a 28ºC, sendo a maior temperatura  indicada para a fase de incubação e a menor temperatura para a fase de frutificação

O agricultor explica que antes da utilização da tecnologia de aquecimento da Warmup, o cultivo dos cogumelos estava totalmente condicionado a ampla variação climática da região, e comumente os momentos de baixas temperaturas influenciavam o retardamento da produção e ainda por vezes no desenvolvimento/crescimento dos cogumelos. Já com a utilização do sistema de aquecimento, a Caminhos da Serra conseguiu manter a temperatura nos galpões aquecidos uniforme, mesmo nos momentos de inverno mais rigoroso, mantendo assim a regularidade dos ciclos de produção e a qualidade dos produtos.

“O atendimento da Warmup nos auxiliou não somente com o sistema de aquecimento, mas também com odo o suporte relativo à estrutura em que desenvolvemos o cultivo de cogumelos. Nós procuramos a Warmup já com intenção de utilização de um sistema de aquecimento elétrico, visto que outras possibilidades seriam aquecimento por sistema de caldeira com combustível fóssil (diesel) ou vegetal (lenha), o que definitivamente não queríamos” argumenta Feola.

Os cogumelos são o principal produto cultivado na Caminhos da Serra, ocupando uma área de 540 m2, distribuídos em seis galpões climatizados com a tecnologia. Hoje, a companhia possui garantia de regularidade do ciclo de produção dos cogumelos Shimeji Branco, Shimeji Salmão e Shimeji Citrino.