Com tecnologia brasileira, escavadeira hidráulica florestal e pás carregadeiras chegam ao mercado latino-americano

Como parte do ciclo de investimentos de R$ 100 milhões anunciados para a fábrica de Sorocaba (SP) no ano passado, o setor de engenharia nacional da JCB desenvolveu a Escavadeira Hidráulica Florestal JCB JS220F, além de três pás carregadeiras (modelos 426ZX, 427ZX e 437ZX), passando a atender cerca de 90% das oportunidades de negócios da categoria.

Desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro, a Escavadeira Hidráulica Florestal JCB JS220F foi projetada para trabalhar em operações do tipo Cut-to-Length (toras curtas). O equipamento conta com uma preparação especial de fábrica para receber qualquer marca de Cabeçote Harvester. Ao todo o projeto da nova escavadeira ganhou mais de 50 aprimoramentos. Entre eles, um tanque de combustível de 590 litros, linhas, filtros e radiador aprimorado, além de um pacote de iluminação noturna com 11 lâmpadas Full LED.

No que diz respeito às pás carregadeiras, a JCB amplia sua linha e sua presença no segmento, uma vez que anteriormente oferecia ao mercado apenas o modelo 422ZX, integrante da Classe A (Carga de Tombamento máxima de 7.199 kg), setor que representa uma fatia de 32% das vendas de carregadeiras. A partir de agora, a multinacional britânica passa a atender com os modelos 426ZX, 427ZX a Classe B (Carga de Tombamento máxima de 8.499 kg), que representa no mercado de pás-carregadeiras 42% das vendas no país, e com o modelo 437ZX a Classe C (Carga de Tombamento máxima de 10.999 kg), responsável por 14% das vendas de carregadeiras.

“A JCB segue acreditando e investindo no mercado brasileiro e latino americano”, afirma o presidente da JCB, José Luis Gonçalves. “E desta maneira, estamos ampliando o nosso portifólio oferecendo máquinas de qualidade e com as conhecidas características dos produtos JCB: potência, economia de combustível, alta produtividade e durabilidade nas mais variadas aplicações de nossos clientes”.

Lembrando que ao longo dos últimos 10 anos, as pás carregadeiras tronam-se cada vez mais populares no mercado brasileiro, utilizadas nos setores de mineração, agroflorestal, construção civil, agronegócio, indústrias químicas (como na produção de fertilizantes), setor portuário, entre outros importantes segmentos da economia, Alisson Brandes, diretor de Vendas & Marketing da JCB, afirma que “com esses equipamentos, as máquinas JCB poderão estar ainda mais presentes nas frotas de construtoras, pedreiras, aplicações agrícolas, que exigem equipamentos mais sofisticados”.

Projetados para oferecer potência e eficiência na medida certa, todos os componentes presentes nos modelos JCB 426ZX e 427ZX foram criados para atender a demandas rigorosas do dia a dia. Ambos os modelos contam com um motor Cummins de 6 cilindros, que geram 160 HP e baixa emissão. A JCB 426ZX possui peso operacional de 12.849 kg, com uma carga de tombamento de 8.064 kg e caçamba padrão 2,1 m³. Já a 427ZX apresenta peso operacional de 13.471 kg, com uma carga de tombamento top de linha de 8.422 kg e caçamba padrão 2,3 m³.