Precisão no plantio em larga escala: objetivo de nova plantadeira

Revolucionar o plantio de larga escala com precisão de ponta a ponta. Esse é o objetivo da nova plantadeira da Case IH, marca da CNH Industrial. Dobrável, a Fast Riser 6100 está disponível em versões de 48 a 61 linhas e oferece emergência das plantas realmente uniforme, da primeira à última linha, devido ao sistema patenteado de distribuição de peso nas asas.  Desta forma, a nova máquina, além de cobrir mais hectares por dia, garante a qualidade da safra mesmo em janelas mais curtas.

“Diferente de outras máquinas do mercado, a Fast Riser apresenta o conceito do agronomic design, sistema que proporciona precisão absoluta em todas as linhas. Ou seja, é um equipamento que revoluciona o plantio de grande escala, com produtividade de ponta a ponta”, garante André Peres, especialista de Marketing de Produto da Case IH.

Essa precisão de ponta a ponta é possível devido ao sistema de distribuição de peso nas asas. A região central das plantadeiras dobráveis concentra cerca de 70% do peso do equipamento. Ciente disso, o sistema hidráulico de distribuição de peso automático garante que todas as linhas da plantadeira tenham o mesmo peso de contato com o solo. O resultado é: total uniformidade de profundidade de sementes e, consequentemente, emergência de 98% das plantas em apenas 3 dias.

“O sistema de distribuição de peso, na forma que foi concebido por nós, não existe em nenhuma outra plantadeira. Isso é a garantia de produtividade de ponta a ponta”, acrescenta Peres, que pontua que o sistema opcional de taxa variável e corte de linha permite que a máquina tenha diferentes taxas de aplicação de sementes, dependendo da variabilidade do solo, com desligamento de linhas, podendo otimizar o consumo de sementes em até 15%.

Mais tempo em campo – Outro diferencial da Fast Riser é a servicibilidade. Com ela, o produtor tem a máquina mais tempo no campo, uma vez que ela não apresenta pontos de lubrificação na linha de plantio e tem apenas 7 distribuídos ao longo do chassi. A concorrente, por sua vez, possui 600 bicos de lubrificação.

“Essa redução de pontos de lubrificação melhora ainda mais a disponibilidade da plantadeira, uma vez que a manutenção passa a ser feita em apenas dez minutos a cada 50 horas, enquanto a concorrência necessita de uma hora de manutenção diariamente”, comenta Peres.

A caixa de sementes do novo equipamento com capacidade para 4 mil quilos, também contribui para a disponibilidade do equipamento em campo. Os sistemas: cobridor de semente e limitador de profundidade, além dos dosadores de semente Precision Planting Vset 2® também garantem eficiência e qualidade no plantio.

Adaptabilidade ao solo – Com opção de discos de corte corrugados ou ondulados, a Fast Riser 6100 possui adaptabilidade às mais diversas condições de solo, garantindo alto desempenho em terrenos arenosos, argilosos, úmidos e de alta palhada. “Os discos garantem uma menor variação na profundidade, além de terem um poder de corte superior, menor nível de revolvimento do solo e melhor qualidade do sulco”, comenta Peres.

Facilidade operacional – A facilidade operacional também é outro ponto positivo do equipamento. A plantadeira leva cerca de um minuto para mudar da posição de transporte para plantio e vice-versa, permitindo mais agilidade para o processo. 

Foto: Divulgação Casa IH