Yami: Desafios do mundo pós-pandemia oferecem oportunidades para os jovens do agronegócio

Os jovens do agronegócio voltam a se encontrar no YAMI – Youth Agribusiness Movement International, que neste ano será promovido em um formato inovador. A 2ª edição do evento será realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, das 17h às 19h, em formato híbrido e terá como foco debater o papel da nova geração no setor, inserida no cenário do mundo pós-pandemia da Covid-19.

“O jovem foi e sempre será um importante personagem na engrenagem do agro, mas, neste momento, entendemos que sua presença será ainda mais relevante. Os novos desafios pedirão um uso ainda maior de tecnologias, fator que os coloca em destaque, devido à facilidade em se adaptar a elas”, destaca a show manager do evento, Carolina Gama.

A edição deste ano traz como proposta promover o debate e a reflexão de como será o mundo após a pandemia e como os sistemas serão adaptados para o novo formato de produção e consumo, visando dar voz e preparar a nova geração.

“Os recentes acontecimentos deixam ainda mais claro o quanto estamos conectados e interligados com todo o mundo. Por essa razão, temos a certeza que reunir os jovens para refletir sobre o novo é uma forma de aproveitar melhor as oportunidades futuras do agronegócio brasileiro”, ressalta a show manager.

Para o engenheiro agrônomo e representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG JOVEM, Emanuel Pinheiro de Faria, as mudanças vividas demandam profissionais com uma visão mais abrangente sobre o agronegócio e o mundo, além da capacidade de adaptação aos desafios da nova realidade.

“A velocidade das transformações e o volume de informações atuais exigem que sejamos rápidos e estejamos conectados de várias formas, por isso o networking é tão valioso. A interação com outros jovens nos permite um grande intercâmbio profissional que colabora com o desenvolvimento de cada um”, afirma Faria, acrescentando que  “participar de um evento como o YAMI, que reúne jovens de várias partes do Brasil e do mundo, é uma grande oportunidade de estar em contato, trocar experiências e ainda conhecer diferentes realidades do nosso setor agropecuário”.

Ampliar a rede de contatos também é um ponto de destaque para o representante do Comitê de Jovens Lideranças da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Arthur Kuhn, que enxerga no Congresso a oportunidade de constituir vínculos com outras entidades, fortalecer o networking e projetar o futuro.

“Criamos o Comitê em agosto do ano passado e um dos pilares da nossa estratégia era reunir os jovens, visando a formação de novas lideranças para o setor e para a sucessão dos cargos da própria entidade. Encontramos no YAMI o local ideal para promover essa interação e ainda ampliar conhecimento, por meio de um conteúdo altamente relevante”, salienta Kuhn.

Para a Gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, do Rio Grande do Norte, Izaura Sales os últimos anos foram palco de um grande movimento dos jovens do setor agropecuário na busca por organização e fortalecimento. “O YAMI é um momento, de nós, jovens, desfrutarmos de um evento com profissionais de destaque e temas de grande interesse para o futuro do Agro, um espaço elaborado especialmente para imersão dentro de assuntos de destaque nacional e internacional”, aponta.

“Nós, jovens do Nordeste, temos percebido cada vez mais a nossa importância frente aos desafios do setor e a necessidade de ocupar espaço, para que possamos garantir o desenvolvimento da nossa região. Nesse momento é imprescindível o conhecimento de inovações, tecnologias e a visão global. Temos a certeza que o YAMI será o diferencial nesse processo de fortalecimento, conhecimento e interação entre os jovens de todo país”, enfatiza Sales.

YAMI 2020

Para este ano, o Congresso conta com a presença de especialistas e a apresentação de temas de grande relevância para discussão como: Educação e o Agro do Futuro, Evolução Digital, A Era do Empreendedorismo, A Área dos Imóveis Rurais, Carreiras e Oportunidades, Tendências de Consumo, Mercado Financeiro e Liderança.

As inscrições para o 2º YAMI terão valores diferenciados e podem ser feitas pelo site http://yamimovement.com.br/.

O GestAgro 360° é parceiro de mídia do evento.