Batata-doce é tema de webinar e ação extensiva da Unoeste

Mais duas atividades na Unoeste estão voltadas para contribuir com uma das principais culturas de Presidente Prudente (SP) e região, geradora de emprego e renda. A primeira delas é o 1º Webinar do Ceofop – Batata-doce: Manejo, Oportunidades e Divulgação de Resultados de Pesquisa, realizado pelo Centro de Estudos em Olericultura e Fruticultura do Oeste Paulista. A segunda será o projeto de extensão Fortalece Batata-Doce, a ser lançado durante o evento que é aberto à comunidade, gratuitamente. Os eventos acontecem nos dias 11 e 12 de agosto e são direcionados a formado por agricultores, consultores, professores e estudantes, dentre outros.

Conforme o professor pesquisador Dr. André Ricardo Zeist, o seminário através da web é idealizado por membros do Ceofop, que tem como integrantes professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Agronomia. “Surgiu a partir das atividades que esses cursos já realizam com a cultura da batata-doce”, comenta. Ele diz ainda que o evento está voltado para a divulgação de resultados de pesquisa e tem a intenção de contribuir para o desenvolvimento sustentável e tecnológico da batata-doce, visando melhor atender as necessidades dos produtores e exigências dos consumidores.

Os temas abordados serão melhoramento genético, manejo visando altas produtividades, múltiplos usos da batata-doce e rastreabilidade. A programação será aberta às 19h no dia 11 de agosto, com o tema “Batata-doce: manejo visando altas produtividades”, que será desenvolvido pelo palestrante engenheiro agrônomo André Longen, consultor da Interagro SP – Consultoria e Assessoria em Produção Agropecuária. Às 20h, o engenheiro agrônomo Felipe Rodrigues da Silva, do Caminho do Produtor, discorrerá sobre “Rastreabilidade vegetal na cultura da datata-doce”.

No primeiro dia, atuará como debatedor o engenheiro agrônomo José Corte, produtor de batata-doce e presidente da Associação dos Produtores de Batata-doce de Presidente Prudente e região (Aprobarpp).  No dia 12, na quata-feira, o engenheiro agrônomo Dr. Juliano Tadeu Vilela de Resende, vinculado à Universidade de Londrina (UEL), falará sobre “Múltiplos usos da batata-doce: alimentação humana, animal e produção de álcool”. Às 20h, Zeist, também engenheiro agrônomo, abordará o tema “Melhoramento genético da batata-doce e divulgação de resultados”.

Na condição de debatedor, na segunda noite haverá a participação especial do engenheiro agrônomo Marco Aurélio Fernandes, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, diretor da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional de Presidente Prudente. 

Adicionalmente na última noite ocorrerá o Lançamento do projeto/ação Fortalece Batata-Doce, pelo Lucas Feitosa, que é acadêmico e diretor-presidente da Agripec Jr. da Agronomia Unoeste. Iniciativa que envolve a Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), professores dos cursos de graduação e pós-graduação em Agronomia e a Agripec Jr. “A intenção é contribuir para o fortalecimento da batata-doce por meio de ações de extensão que visarão assessorar produtores, contribuindo para o aumento da produtividade e fortalecimento da cultura”, diz Zeist.

Nestes dias que antecedem o webinar, está sendo arrecadada batata-doce que será doada a entidades que a Unoeste já atende em suas ações sociais. “A idéia é conseguir arrecadar uma quantidade de raízes de batata-doce que seja o suficiente para ser utilizada na refeição dessas entidades pelo período de 30 dias para conseguir atender o maior número de instituições possíveis. Ação idealizada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e cursos de graduação e pós-Graduação em Agronomia. A quantidade arrecada será anunciada no decorrer do webinar.

O evento será realizado por meio da plataforma Google Meet de forma gratuita e com emissão de certificado. Inscrições pelo site da Unoeste.

Programação:

11/08/2020 – AtividadeHorário
Batata-Doce: Manejo Visando Altas Produtividades19:00 às 20:00
Rastreabilidade Vegetal na Cultura da Batata-doce20:00 às 21:00
12/08/2020 – AtividadeHorário
Múltiplos Usos da Batata-Doce: Alimentação Humana, Animal e Produção de Álcool19:00 às 20:00
Melhoramento Genético da Batata-Doce e Divulgação de Resultados20:00 às 21:00