INOVAÇÃO – Usina no MS inicia testes de aplicação de tecnologia de plantio de cana-de-açúcar

A usina Adecoagro (Ivinhema, MS), na última semana de janeiro, realizou o plantio de dez dos primeiros hectares comerciais de tecnologia de plantio desenvolvida pela Syngenta, batizada de Emerald.

Na sequência, outros 25 grupos sucroalcooleiros, que representam 75% da área total de usinas do Brasil, aplicarão o produto, constituindo-se o primeiro grupo a fazer os testes em larga escala da nova tecnologia. No total, segundo negociado pela Syngenta, em junho de 2019, serão plantados mais de 800 hectares do produto negociados.

O objetivo da tecnologia é transformar o modo de plantio da cana-de-açúcar, uma das principais culturas brasileiras. Trata-se de uma muda encapsulada, pronta para ser plantada, exatamente como se faz nas culturas de cereais. O produto, desenvolvido no centro de pesquisa e desenvolvimento da Syngenta, em Itápolis, traz tecidos vegetativos sadios e vigorosos, encapsulados em um sistema recoberto por uma cera, simplificando o processo de plantio da cana em todas as suas etapas.

Leandro Amaral, diretor da Unidade de Negócios Cana da Syngenta, explica que “a técnica dispensa a necessidade de área destinada às mudas, que em algumas unidades chega a comprometer grandes extensões da área de produção”.

“O Emerald simplifica todas as etapas da produção, tornando o processo mais enxuto, eficiente, lucrativo e sustentável. Os gastos com investimento e operação chegam a ser reduzidos em 90%”, destaca. “Trabalhamos com as principais variedades de cana existentes no mercado. A expectativa é que em 10 anos as sementes artificiais estejam em 30% de toda a área plantada das usinas”, completa.

Fotos: Divulgação Syngenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui