NEGÓCIOS – Cooperação técnica em produção animal entre Brasil e Índia: declaração conjunta é realidade

Durante visita de Estado do presidente Jair Bolsonaro à Índia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmou declaração de cooperação na área de produção animal com o Ministério da Pesca, Pecuária e dos Laticínios daquele país (Departamento de Pecuária e Lácteos – DAHD).

O acordo, assinado em 25 de janeiro, prevê cooperação em sanidade animal (comércio de animais, material genético e produtos de origem animal), que envolve pecuária e pesca; capacitação técnica (assistência técnica, cursos e estágios e transferência de tecnologia em reprodução animal) e pesquisa em genômica bovina e intercâmbio mútuo de germoplasma (material genético).

Brasil e Índia também se comprometeram na instalação de um Centro de Excelência em Pecuária Leiteira em território indiano, além da promoção comercial e investimento entre os setores privados dos dois países, com destaque para atuação de empresas brasileiras de genética bovina na Índia.

Na declaração, Brasil e Índia referendaram memorando de entendimento entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Departamento de Pecuária e Lácteos da Índia, firmado em 2016, para capacitação de técnicos indianos em fertilização in vitro.

O Mapa foi representado pela ministra Tereza Cristina e pelos secretários Jorge Seif Júnior (Aquicultura e Pesca) e Orlando Ribeiro (Comércio e Relações Internacionais).

Foto de capa: Julie Aagaard no Pexels

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here