Embrapa leva soluções inovadoras para diversas cadeias produtivas

A Embrapa chega na Agrishow 2022 – 27ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação com soluções para diversas cadeias produtivas do agro brasileiro, entre elas, a da carne, piscicultura e a de insumos. Os visitantes poderão ver demonstrações ao vivo de análises de carne por ressonância magnética nuclear (RMN), da qualidade da água de tanques de criação de peixes, e de solos, além de fertilizantes para agricultura familiar e práticas agrícolas. As tecnologias serão apresentadas por três centros de pesquisa, a Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna – SP) e Embrapa Solos (Rio de Janeiro – RJ). 

O aparelho SpecFit, desenvolvido em parceria entre a Embrapa Instrumentação e a startup Fine Instrument Technology (FIT) para análise de produtos da agroindústria, fará análise de carne, ao vivo, na feira, utilizando a RMN. Já na área de psicultura, a Embrapa Instrumentação e a startup Acqua Nativa desenvolveram a Sonda Multiparâmetros Aqua Probe, capaz de aferir em tempo real e de forma remota – por meio de celular, tablet ou computador – as propriedades da água de viveiros destinados ao cultivo de organismos aquáticos, como peixes e crustáceos.  

Gerado a partir do tratamento do esgoto doméstico pela Fossa Séptica Séptica Biodigestora, o adubo orgânico pode substituir a aplicação do nitrogênio sintético na adubação de pequenas lavouras e pode ser uma excelente alternativa para produtores que não têm acesso a nenhum tipo de fertilizante químico. Em experimentos com milho para silagem conduzidos por pesquisadores da Embrapa Instrumentação, o biofertilizante, acrescido de fósforo e potássio, demonstrou resultados de produções semelhantes de grãos, comparadas às áreas com nitrogênio, fósforo e potássio (NPK). 

Ainda serão mostrados o sachê biodegradável, os nanocristais de celulose, as Boas Práticas para Instalação e Manejo de Colônias de Abelhas sem Ferrão, a Produção Integrada de Morango, a Pecuária de Baixo Carbono/MRV, a mitigação da seca por bactérias benéficas, a análise de solos em apenas 30 segundos e o sistema sustentável de produção de tomate. 

O GestAgro 360° é apoio de mídia do evento e integra o pool de imprensa.