Ação promovida pela FPT Industrial em 23 de novembro, em Sete Lagoas (MG) – cidade que abriga a fábrica da marca no Brasil – reuniu funcionários e voluntários para a limpeza das margens da Lagoa da Boa Vista, um dos cartões postais da cidade. A ação chega ao Brasil após passar pela Argentina, onde foi realizada em 21 de novembro, na planta de Córdoba, promovendo a consciência ambiental e reforçando o espírito de inovação da marca da CNH Industrial.
Batizada de “A Pesca de Plástico”, a ação promove a consciência ambiental e reforça o espírito de inovação da marca da CNH Industrial no desenvolvimento de tecnologias em powertrain e soluções em novos combustíveis, como Etanol, Gás Natural e Biometano. Colaboradores da fábrica da marca no Brasil, instalada no município mineiro, atuaram na limpeza das margens da Lagoa da Boa Vista, um dos cartões postais de Sete Lagoas, com intensa atividade esportiva e vida noturna. A população e empresas parceiras da FPT Industrial foram engajadas a participar do projeto, que teve o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
No total, A Pesca de Plástico coletou 288 kg de resíduos na Lagoa da Boa Vista, sendo 82,4% reciclável. Entre os resíduos retirados da orla estão papéis, sacolas plásticas, garrafas pet, garrafas de água, garrafas de vidro, pilhas, copos descartáveis, canudos de plásticos, tampas de cerveja, pá de picolé, papel de balas, embalagens de picolé e isopor.
“Cada um de nós tem um papel a ser desempenhado na melhoria do meio ambiente para o futuro do Planeta Terra. A FPT Industrial se move nessa direção por meio de ações concretas e coletivas“, aponta o gerente de Operações da planta da FPT Industrial em Sete Lagoas, Mario Coriale.
Um projeto global – Realizada em San Benedetto del Tronto, na província de Ascoli Piceno, na Itália, “A Pesca de Plástico” obteve como resultado seis toneladas de resíduos recolhidos para a costa, das quais mais da metade era composto de itens de plástico.
O levantamento apontou que 48% do volume retirado do mar era composto de garrafas, recipientes e sacos plásticos e 34%, de equipamentos de pesca descartados. Outros 18% continham fragmentos de plástico e objetos totalmente incomuns, como um colchão inflável, um teclado de computador, a cabeça de um manequim e uma máscara de gás.
“Com “A Pesca de Plástico”, reforçamos a conscientização sobre a preservação ao meio ambiente, primordial para a nossa própria saúde e a natureza. A sustentabilidade é um dos pilares da FPT Industrial. Continuamos no caminho por um futuro mais verde”, afirma a gerente de Marketing da FPT Industrial para a América do Sul, Isabela Costa.
Atitudes contra o desperdício – Recentemente a planta de Sete Lagoas alcançou a meta de Aterro Zero, reciclando 100% dos resíduos, e o status prata do programa World Class Manufacturing (WCM) da CNH Industrial, um dos mais altos padrões da indústria de manufatura no mundo, que busca zero perdas, com base na metodologia da Pirâmide de 5R – recusa do resíduo (logística reversa), redução, reaproveitamento, reciclagem e recuperação.
Como parte do WCM, o Aterro Zero reduziu gradativamente o volume de resíduos destinados a aterros sanitários licenciados, até a eliminação completa. A FPT Industrial entende que todo o seu material pode ser transformado, reforçando o comprometimento com uma produção responsável.
“Quanto mais melhoramos a produtividade e a qualidade, eliminando desperdícios, menor será o custo de manufatura. A matriz das melhorias é o WCM, modelo que já está no DNA dos nossos colaboradores. Em cada estação de trabalho há soluções desenvolvidas pelo nosso time”, afirma o diretor Industrial da CNH Industrial, Izidro Penatti.
Em agosto, a FPT Industrial eliminou o uso de copos descartáveis no Technical Center de Betim (MG), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no país. Na ocasião, cada colaborador recebeu um kit especialmente preparado, composto de um copo de plástico e uma xícara de porcelana. Apresentações de mágica reforçaram a importância de atitudes conscientes contra o desperdício, apontando a reciclagem de materiais e o combate à Dengue.
A marca também promove a Carona Solidária na ida e volta ao trabalho. O compartilhamento de veículos entre colaboradores reduz o tempo de deslocamento, gastos com combustível e a manutenção do carro, além de promover integração entre colegas de diferentes áreas. O cálculo mensal dos gastos fica a cargo de uma planilha administrada pelo grupo, criado em um aplicativo de conversas.
Fotos: Bruno Gonzaga – Divulgação FPT Industrial