Ferramenta aproxima agricultura de precisão das pequenas e médias propriedades agrícolas

Facilitar o fazer a agricultura de precisão e monitorar a propriedade agrícola, permitindo ao gestor tomar decisão de maneira rápida. Esse é o objetivo do Atfarm, segundo Rodrigo Moraes, diretor Comercial de Soluções Digitais na Yara, que destaca: “O Atfarm é uma ferramenta gratuita desenvolvida para simplificar a agricultura de precisão e leva-la até o pequeno e médio produtor, que aumenta a produtividade e proporciona colheita de alta qualidade”.

Desenvolvido pela Yara e lançado no Brasil em 30 de outubro, o Atfarm é uma ferramenta de agricultura de precisão que possibilita aos agricultores monitorarem suas culturas e tomarem decisões com base em informações confiáveis e didáticas. Com a solução, é possível programar o uso de fertilizantes de maneira mais assertiva. A partir de agora, qualquer agricultor que possui um computador poderá monitorar seus talhões e adubá-los em taxa variável de maneira mais eficiente. Além disso, através do aplicativo para smartphones ele pode monitorar seus talhões de qualquer lugar e checar os mapas de aplicação de fertilizantes criados. Isso é possível porque a aplicação disponibiliza imagens de satélite atualizadas frequentemente. O resultado é a maior produtividade, e por consequência, lucratividade.

As funcionalidades do Atfarm estão baseadas na combinação de imagens e dados obtidos via satélite com o índice N-Sensor – algoritmo desenvolvido com a expertise da Yara em nutrição de plantas e décadas de testes em campo. A solução encontra diferenças no crescimento das culturas e, com base nisso, os agricultores podem gerar mapas de aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável e monitorar suas culturas a qualquer momento. Com o Atfarm, é possível identificar áreas do seu talhão que estão se comportando de maneira inesperada e programar antecipadamente a próxima inspeção, priorizando as áreas que exigem mais atenção. Os mapas de aplicação para adubação em taxa variável podem ser criados em poucos cliques e exportados para o maquinário e também podem ser visualizados no aplicativo para smartphones de qualquer lugar.

O usuário pode desenhar seus talhões em poucos cliques facilmente, ou fazer o upload das imagens geradas através de arquivos shapefile. O monitoramento das culturas é feito por meio de imagens da sua biomassa, que estão sempre disponíveis e são atualizadas frequentemente (a cada 3 ou 5 dias) e ajudam o produtor a checar o vigor de suas culturas para planejar a adubação com mais precisão. A visualização dos talhões pelo índice N-Sensor do Atfarm permite averiguar diferenças na biomassa com mais segurança e mostra essas variações de maneira detalhada, mesmo em estágios de crescimento avançados. Portanto, o Atfarm auxilia o agricultor a tomar decisões melhores durante a safra e na detecção de anomalias de crescimento com antecedência.

Como explica Gustavo Bardella, especialista agronômico na Yara, “o reflexo da luz na cultura gera ondas que, nas imagens captadas pelo satélite, permitem automaticamente calcular a falta de nitrogênio, mas também sinaliza as áreas em que é indicado fazer amostragens de solo para medir outros nutrientes, como fósforo e potássio, por exemplo”. Desse modo, mesmo o foco sendo o nitrogênio, uma vez que a empresa é referência em fertilizante nitrogenado, a ferramenta permite identificar diferentes áreas dentro do talhão a serem analisadas pelo fator humano.

“O time do Atfarm está totalmente focado em ajudar os produtores brasileiros a monitorar suas culturas e aumentar sua produtividade”, diz Moraes, constatando que “nós aprendemos por meio de pesquisas e trabalhos em campo como desenvolver a melhor solução digital para o agronegócio brasileiro e trabalhamos constantemente para otimizá-la. Estamos ansiosos para ver os benefícios que o Atfarm trará aos agricultores brasileiros”.

Assista aqui o vídeo explicativo:

FAÇA AGRICULTURA DE PRECISÃO FACILMENTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui