ConectarAgro: criar associação é o próximo passo

Lançado durante a Agrishow 2019, resultado da união entre oito empresas, o ConectarAgro soma mais de 1,6 milhão de hectares conectados e, brevemente, deverá se tornar uma associação. A comunicação foi feita durante a Futurecom 2019 (realizado entre 28 e 31 de outubro, em São Paulo-SP), pelas empresas que desenvolveram essa solução de conectividade aberta direcionada a levar internet aos campos agrícolas brasileiros: AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble.

Responsável pelo início dos entendimentos entre as empresas que lideram o ConectarAgro, em 2018, o Futurecom 2019 também foi espaço para essas companhias apresentarem as soluções para o mercado agrícola e de telecomunicações em painéis e debates e no próprio estande dessa iniciativa.

Utilizando a rede 4G na faixa de 700MHz, tecnologia global que permite a cobertura com melhor compromisso entre cobertura e capacidade, o ConectarAgro, após a conclusão dos tramites jurídicos e administrativos, dará o seu próximo passo com o “nascimento” de uma associação civil sem fins lucrativos. Sem negociar nenhum produto, seu objetivo continuará sendo levar o acesso à internet no campo e fomentar políticas públicas de conectividade para o setor, além de favorecer ainda mais o surgimento de novas soluções para o agronegócio por meio das várias AgTechs que surgem nesse ecossistema.

A associação também espera ampliar a sua rede por meio de novos apoiadores. Para isso, em breve, disponibilizará as regras de admissão de novos membros. 

Conectando máquinas e pessoas – O ConectarAgro promove não apenas a conexão de máquinas, mas também a de pessoas, permitindo por meio desta flexibilidade um maior aproveitamento da solução. Adicionalmente, por seguir um conceito aberto de padrão global, a solução promovida oferece ainda mais benefícios em relação às demais soluções tecnológicas disponibilizadas no mercado, que seguem conceitos fechados, que limitam seu uso e geram insegurança de investimento por parte de agricultor, dificultando sua adoção em larga escala.

Com a solução promovida, independente do segmento em que atua, o produtor rural pode usufruir, de forma completa, dos recursos disponíveis hoje de agricultura de precisão, digital e automação, além de ter acesso a uma infinidade de novos produtos e serviços habilitados com a disponibilidade da conectividade. Dessa forma, o ConectarAgro, promovendo a conectividade no campo, é fundamental para otimização das máquinas e da lavoura, contribuindo para que o agronegócio brasileiro dê um novo salto de produtividade e aumente ainda mais a sua competitividade no cenário internacional.

A TIM, operadora de telecomunicações associada ao ConectarAgro, estima que o investimento para implantar a tecnologia é de até meia saca de soja por hectare,  o que representa um investimento baixo frente aos benefícios que serão obtidos pelo agricultor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here