DESTAQUE – PEC 2019 divulga resultados

Criado em 2018 com o objetivo reconhecer e valorizar os pecuaristas com melhores indicadores e que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade, o Programa de Eficiência de Carcaça (PEC), na prática, foi idealizado para produzir, hoje, o bovino do amanhã em termos de constância de oferta, precocidade, excelente acabamento de gordura, carcaça uniforme, bom peso ao abate, padronização e ph da carne. 

Promovido pela Minerva Foods, voltada à exportação de carne bovina na América do Sul, e pela Phibro Animal Health, o programa, em sua primeira edição, teve 285 pecuaristas dos Estados de Goiás e de Tocantins inscritos, sendo que  232 criadores enviaram animais para abate nas unidades de Palmeiras de Goiás (GO) e Araguaína (TO), entre março e agosto de 2019. No total, o PEC abateu 99.696 animais, sendo 82% machos e 18% fêmeas. Desse total, 55% foram avaliados na unidade de Goiás e 45% em Tocantins.

Consequência direta do PEC é a coleta de informações, que mostram o atual estágio dos pecuaristas. “Com esses dados, o PEC premia os melhores e contribui para que todos atinjam um novo patamar de eficiência. Para isso, o trabalho envolve a disseminação de boas práticas, sempre com a integração dos vários elos da cadeia produtiva – criadores, indústria da carne, indústria de insumos e pesquisa”, explica Maurício Graziani, presidente da Phibro Animal Health no Brasil, confiante em que “os pecuaristas participantes que não atingiram os índices de premiação sejam impactados positivamente pela disseminação de conhecimentos técnicos e também intensifiquem os seus indicadores de produtividade”,

“Esta primeira edição do PEC não foi só de aprendizado, mas de resultados bastante consistentes e importantes. Com as informações coletadas, identificamos os melhores perfis de carcaça para atendimento dos nossos principais mercados. Além disso, o que é mais rico, podemos agir de maneira mais assertiva, fomentando as melhores práticas de produção”, destaca Luis Ricardo Luz, COO da divisão Brasil da Minerva Foods.  

“O PEC é um projeto de médio a longo prazo, que nos ajuda a repassar conhecimentos para os produtores melhorarem os seus indicadores de eficiência em termos de padronização e produção de carcaças com maior valor percebido junto aos consumidores”, complementa Fabiano Tito Rosa, diretor de compra de gado da Minerva Foods. 

Confira os premiados da edição 2019 do PEC:

Araguaína (TO):

  • OURO – Graciele Helena Eneias e Outros 
  • PRATA – Geraldo Antonio de Rezende Sampaio
  • BRONZE – Antonio Guilherme Neto

Palmeiras de Goiás (GO):

  • OURO – Isabel Cristina de Alcântara Queiroz                        
  • PRATA – AGROTRI Agropecuária Triângulo Ltda (Thiago Mansur)
  • BRONZE – Mariana Quinan Bittar

GRAND PRIX:

Foto de capa: Vencedores da edição 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui