Pequenos produtores de leite de Juiz de Fora (MG) aumentam produtividade com colaboração da indústria

Como parte do Nuterra, programa de sustentabilidade do grupo Nutreco, que visa alimentar o futuro de forma sustentável, a Trouw Nutrition deu início às ações em Juiz de Fora (MG), ao levar conhecimento e apoio a pequenos produtores de leite da cidade mineira, com o intuito de fortalecer a atividade e agricultura familiar na região. A ação é realizada em parceria com a Pro-Leite, programa de assistência técnica aos pequenos produtores de leite da região, voltado aos cuidados com reprodução e saúde animal.

“O público-alvo desse projeto são pequenos produtores de leite, de pecuária familiar, com baixa produtividade: de 7 a 10 litros por animal. Serão realizados 4 módulos de workshops para cerca de 50 produtores. Por meio de conhecimento técnico, contribuiremos para aumentar a produtividade e a qualidade do leite, e com isso contribuir para o aumento da renda familiar. O suporte dos técnicos é imprescindível para o sucesso da iniciativa”, explica Leticia Hanser, analista de Projetos da Trouw Nutrition.

Devido a dificuldades de mecanização, mão-de-obra escassa e obtenção de alimento para o rebanho, Juiz de Fora e região perderam relevância na pecuária leiteira. Os grandes produtores migraram para outras regiões do estado, permanecendo os pequenos. A atividade também sofre com a topografia acidentada e terrenos declivosos, nos quais não é possível ter rebanhos muito grandes, porque as áreas são restritas, assim como o espaço para plantio de alimentos para o gado.

Após a realização dos workshops os produtores receberão visitas da equipe do Pro-Leite que serão imprescindíveis para o para o monitoramento e acompanhamento da evolução das ações e sucesso do Projeto. “A minha expectativa é principalmente com a parte social do projeto. Trabalho há 24 anos com produtores e enxergo positivamente o impacto que o conhecimento técnico irá agregar ao negócio deles”, destaca Wladimir Carvalho, técnico da Pro-Leite.

Para o sucesso do projeto, os especialistas da Trouw Nutrition levam estudos e informações para o planejamento da produção, além de alternativas à plantação de milho, que apresenta riscos elevados na região. A base são dados de pesquisa da Embrapa Gado de Leite sobre o melhoramento das forrageiras tropicais. “O capim Capiaçu é uma variedade estudada por aproximadamente dez anos. Verificaram-se fácil manejo, boa produção e resistência a pragas. A proposta é usar essa tecnologia já testada e com eficiência comprovada para aumentar a produção de alimentos para o gado e, assim, ter mais leite por hectare”, explica Tarciso Vilela, coordenador Técnico da Trouw Nutrition.

O primeiro módulo foi realizado em duas associações de produtores rurais, nos bairros de Pires e Penido e visou à substituição de técnicas tradicionais na produção de leite por tecnologias modernas, desafio para a atividade na região. “Quando conversamos com os produtores pela primeira vez para entender o contexto e desenvolver alternativas de acordo com sua realidade, sentimos que eles estavam desanimados com a atividade leiteira. No primeiro workshop, destacamos alternativas para nutrição animal possíveis de serem aplicadas em suas propriedades. Eles enxergaram de forma positiva as novas ideias e estão motivados”, explica Leticia Hanser.

Foto de Capa: @jcomp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui