Plataforma aproxima indústria 4.0 do segmento de armazenagem de grãos

Sync é uma plataforma de soluções integradas baseada no conceito IoT (Internet das Coisas) para ser aplicada na armazenagem de grãos, desenvolvida pela Kepler Weber ao longo de três anos, com o objetivo de oferecer soluções ao produtor rural para auxiliar na minimização de perdas, aumentando assim sua lucratividade. 

A falta de condições ideias de armazenagem, além de erros no controle na umidade e secagem em decorrência do monitoramento manual representam perdas expressivas. Por exemplo, em um silo que comporta 100 mil sacas de soja, equivalente a aproximadamente R$ 7 milhões, pode haver um prejuízo na ordem de R$ 70 mil, caso a umidade do produto varie 1% por falhas operacionais. 

Piero Abbondi, presidente da Kepler Weber, informa que o Sync pode ser aplicado em projetos novos ou em plantas já existentes. Outro item de destaque é a flexibilização e customização “sob medida” da plataforma que apenas a Kepler oferece ao mercado. “O lançamento do Sync traz a indústria 4.0 para o segmento de armazenagem. A Kepler, como líder no mercado, está oferecendo tecnologia que é modular e adequável às necessidades do cliente, seja um pequeno produtor ou uma indústria de grande porte”, afirma Abbondi. 

A prioridade da Kepler é a redução de desperdícios ao manter a qualidade do produto que veio do campo. Entre outros benefícios, a tecnologia Sync baseada em IoT é responsiva e pode ser acessada por smartphone e dispositivos móveis. Além disso, é modular e customizada, disponível para fazendas até grandes indústrias 

Soluções – Entre as soluções do portfólio Sync está o Portal IoT KW Cloud, que permite o controle em tempo real dos equipamentos e da planta de armazenagem e pode ser acessado via aplicativo, disponível nas lojas virtuais. Os dados monitorados possibilitam antever e corrigir alterações para minimizar custos de perdas qualitativas e quantitativas relacionadas aos produtos. 

Outra solução são os Sistemas de Termometria Digital, que utiliza microchip e proporciona maior precisão de leitura de temperaturas dos grãos. A versão de entrada pode ser acessada por meio do aplicativo, sincronizando via bluetooth o aparelho com um leitor de tecnologia solar instalado nos silos Kepler Weber. 

A versão top de linha aciona o sistema de aeração de forma automática, utilizando programas que cruzam dados de sensores digitais e estação meteorológica para determinar o momento e o tempo adequado de funcionamento.  Já os Painéis de Controles Inteligentes chegam para auxiliar na melhor gestão da armazenagem de qualquer lugar, pela internet, incluindo um gateway de comunicação. Além desses três itens inovadores, a Kepler Weber oferecerá aos seus clientes a Automação da Secagem, que controla a velocidade da descarga do secador, sem necessidade de intervenção manual. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here