Consórcio de 20 bancos financia US$ 2,1 bilhões para Cofco e atrela juros à sustentabilidade

A Cofco International – plataforma de negócios da Cofco Corporation, maior empresa de alimentos e agricultura da China – anunciou a assinatura de um acordo com um consórcio de 20 bancos para um empréstimo vinculado a sustentabilidade no valor de US$ 2,1 bilhões como principal mecanismo de financiamento da empresa. É o maior empréstimo vinculado a sustentabilidade para um trader de produtos agrícolas. A divulgação aconteceu em 17 de julho.

As taxas de juros estão ligadas ao desempenho de sustentabilidade da empresa. Entre as metas definidas estão melhoria anual do desempenho ambiental, social e de governança (ESG), avaliado pela Sustainalytics, um fornecedor de pesquisas e classificações de ESG, e aumento da rastreabilidade de produtos agrícolas, com foco na soja de origem direta no Brasil, avaliada anualmente por um inspetor independente.

A rastreabilidade da origem é um pré-requisito para o desenvolvimento de cadeias de fornecimento mais sustentáveis. Isto está de acordo com a ambição da Cofco International de atender à crescente demanda mundial por alimentos de forma responsável.

Se a empresa alcançar as metas acordadas, a redução das taxas de juros correspondente será investida em melhorias adicionais do desempenho ao longo da cadeia de fornecimento, saúde e segurança, ambiente, comunidades e padrões defendidos.

“Como empresa internacional em rápido crescimento do setor do agronegócio, atender à crescente demanda por alimentos de forma sustentável é fundamental para o nosso propósito”, disse Johnny Chi, presidente da Cofco International, lembrando que Lyu Jun, presidente da Cofco Corporation, em um artigo publicado como parte da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial deste ano, destacou que “empresas, governos, sociedade civil, produtores e consumidores, todos têm uma responsabilidade partilhada quando se trata de atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para a segurança alimentar e agricultura sustentável. Com o nosso maior financiamento agora vinculado ao desempenho de sustentabilidade, estamos totalmente comprometidos em impulsionar ainda mais a sustentabilidade nas nossas operações e cadeias de fornecimento.”

No projeto, ING, BBVA e o Rabobank atuaram como coordenadores de sustentabilidade, e o ABN AMRO, como coordenador e representante do financiamento. Juntos, refinanciarão as linhas de crédito rotativas e a linha de crédito a prazo com vencimento no final deste ano. O financiamento compreende uma linha de crédito rotativo de 1 ano (RCF), uma RCF de 3 anos e um empréstimo a prazo de 3 anos. Além disso, baseia-se nos Sustainability Linked Loan Principles da Loan Market Association (Princípios de Empréstimo vinculado à Sustentabilidade da Associação de Mercado de Empréstimos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui