Presença crescente de startups no agronegócio atrai jovens para o setor

Uma revolução tecnológica já pode ser constatada no agronegócio brasileiro. A mudança de cultura dos principais personagens do setor, como agricultores e pecuaristas, que a cada dia se mostram abertos às novidades e facilidades oferecidas pelas tecnologias, abriu espaço para a chegada das startups ao campo.

Atualmente, estima-se que o Brasil possui mais de 800 pequenas empresas dedicadas a oferecer soluções em tecnologia e financeiras ao agro. De acordo com dados de universidades, centros de pesquisa e do Ministério da Agricultura, cerca de 70% delas está no Sudeste do país. A maioria se dedica à tecnologia da informação, sistemas de gestão de fazendas, plataformas de marketplace e vendas, biotecnologia, alimentos e fertilizantes, focando em levar ao campo ferramentas que auxiliem na resolução dos gargalos do setor.

A chegada desse modelo de empresa ao agro incentiva a inovação, por meio de plataformas e softwares, que levem ao agricultor a oportunidade de gerenciar seu negócio com mais eficiência e com garantia de melhores resultados. “Esse movimento também atrai para o setor novos profissionais, como os jovens, que visualizam nas startups uma oportunidade de aplicar no campo as tecnologias desenvolvidas nas universidades”, afirma Renata Camargo, Show Manager do YAMI – Youth Agribusiness Movement International, primeiro congresso para jovens do agronegócio que será realizado em São Paulo, nos dias 08 e 09 de outubro.

“O agronegócio, por si só, é uma atividade que se baseia em intuição e experiência, dois fatores que normalmente estão muito ligados à idade e é uma questão que, muitas vezes, barra a entrada de jovens ao negócio”, destaca o CEO da Aegro, Pedro Dusso. A empresa, que oferece um software de gestão agrícola para uma administração mais eficaz do negócio será uma das startups participantes do YAMI, que, em sua primeira edição, terá um espaço dedicado à apresentação das soluções tecnológicas desenvolvidas para o agronegócio. “Nesse local os participantes do evento poderão conhecer um pouco mais sobre as empresas e as soluções que oferecem para o setor”, ressalta a Show Manager.

Para o CEO da Aegro, um evento como o YAMI é uma oportunidade para os jovens interagirem com a tecnologia e sua aplicação no campo. “Pretendemos durante o evento oferecer a essa nova geração argumentos para ingressarem no setor e também para a aplicação dessas inovações nas fazendas, com exemplos reais e de sucesso”, acrescenta. 

Contato com novos profissionais – A chegada da tecnologia ao setor atraiu os olhares de muitos jovens que estão saindo de cursos como Economia e Administração, pois acabam visualizando nas startups uma opção para ingressar no mercado de trabalho.

O contato com esses novos profissionais é um ponto de destaque para a Agrosmart, empresa de agricultura digital que também estará no evento. “O YAMI é muito importante para que os jovens possam não só buscar oportunidades, mas entender a nova dinâmica do mercado, o papel das novas tecnologias, habilidades e as competências exigidas”, salienta o Head de Marketing da empresa, Caio Bacci. A empresa, que foi criada por filhos e netos de produtores rurais, destaca o conhecimento dos desafios enfrentados pelo homem do campo e visualiza no YAMI uma oportunidade de se aproximar dos jovens talentos. “O mercado atual é muito dinâmico e exige cada vez mais dos ingressantes o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Esperamos trazer ao público o contato com a nossa tecnologia, além de tirar dúvidas e conversar diretamente com seus representantes”, reforça.

Tecnologia no interior – Para o CEO da @Tech, Tiago Albertini, o movimento das startups traz para o debate conceitos de inovação e empreendedorismo, num status diferente das expectativas em nível nacional. “Em um momento em que se fala muito de problemas na economia, com as startups só falamos de progresso. Estamos desenvolvendo um novo ramo que tem evoluído, principalmente no interior de São Paulo, onde temos a possibilidade de criar o novo com qualidade de vida e, ao mesmo tempo, próximos aos grandes centros”, enfatiza.

“Em um raio de 150 quilômetros de Piracicaba, onde estamos, temos as principais universidades do país. Isso é importante porque atraímos para esse polo pessoas mais qualificadas. Temos a possibilidade de criar uma concentração de startups com engajamento e a formação de novos postos, um empreendedorismo sem precedentes”, finaliza o CEO da empresa de soluções tecnológicas para agropecuária de precisão. 

Esta primeira edição do YAMI – Youth Agribusiness Movement International será realizada simultaneamente ao 4° Congresso das Mulheres do Agronegócio – CNMA. A promoção, organização e realização do CNMA e YAMI são do Transamérica Expo Center, com apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e coordenação de conteúdo da Biomarketing, do Prof. José Luiz Tejon Megido. O movimento conta com patrocínio da Corteva, John Deere, CNA Senar Instituto, Massey Ferguson, Nestlé, Valtra, Bradesco, Cargill, Jacto e New Holland; apoio da 3Corações, Belgo, Banco Alfa, Camila Klein, Caterpillar, FLC Serviços, FMC, Huck Otranto Camargo, CPEC – Centro de Psicologia Empresarial e Clínico, Malai Manso Resort, Mosaic Fertilizantes, Rabobank, RCA, Romancini, Safras & Cifras, Stara, Tortuga, Trow Nutritio, UPL e Yara; e startups Aegro, AgriConnected, Agripad, Agro Carreira, Agrosmart, @Tech, Cropman, Culte, e-barn, iRancho, Labhoro, Liberali e Mulheres do Agronegócio Brasil. O evento ainda firmou alianças estratégicas com ABCZ Jovem, ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), Aboissa, Abstartups, COMIGO, Ello, Esalq/USP, Esalq Tec, NFA (Núcleo Feminino do Agronegócio), Senar Jovem, SRB (Sociedade Rural Brasileira), SRM (Sociedade Rural de Maringá) e Zebu.org.br. GestAgro 360° está entre os parceiros de mídia.

Mais informações e inscrições em yamimovement.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui