ENTREVISTA EXCLUSIVA – Agrishow 2019: novidades levam área a mais de 1 milhão de m²

A Agrishow está completando 25 anos. E, além das usuais novidades que a organização programa, acontecerá o lançamento do livro comemorativo, que está sendo escrito por Bené Cavechini, pela editora Metalivros, no dia 29 de abril, às 17h.

Nesta edição, são esperadas mais de 800 marcas expositoras e mais de 159 mil visitantes qualificados em 440.000 m² de área. Outras novidades serão divulgadas em breve. O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no País: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Exhibitions.

Para falar sobre as novidades desta edição, GestAgro 360° entrevistou Francisco Matturro, presidente da Agrishow.

Confira!

O que o visitante vai encontrar na Agrishow 2019?

Além dos tradicionais estandes de fabricantes de equipamentos, estamos fortalecendo o espaço destinado a startups ligadas ao agronegócio e voltadas à conectividade no campo. Isso é fundamental, pois no Brasil é realidade a na conectividade embarcada em equipamentos como tratores, colheitadeiras, pulverizadores. Hoje, as máquinas estão conectadas entre si. Uma colheitadeira, por exemplo, ao transbordar o grão do graneleiro para um trator, um caminhão, etc., está colhendo e transmitindo dados como umidade, nível de impureza nos grãos, todo sistema de trilha (perda na colheita, grão quebrado etc.) e está avisando o outro transbordo se precisar ser substituído. No caso da cana, o processo é semelhante, mas como a transferência é feita durante a colheita, o próprio transbordo, quando está próximo da capacidade, alerta seus substituto pelo sistema, para não ter perda na colheita. Além disso, todo o plantio e toda a colheita é feita por GPS. Nesse contexto, as startups são fundamentais na criação de aplicações que facilitem essa comunicação e agreguem valor aos equipamentos, ao processo e ao próprio negócio.

Este ano a área estará maior, devido a algumas novidades…

Estamos agregando novas áreas aos 440 mil m² da Agrishow. Com isso, a feira passará a ter 1,020 milhão de m². Esse crescimento envolve duas grandes novidades: os plots e uma área contígua, onde teremos uma Unidade de Referência Tecnológica (URT).

Nos plots, em áreas múltiplas ou submúltiplas de 1.000 m², que serão locadas, para uma maquete de lavoura, depois de muitos anos traremos de volta à Agrishow os produtores de sementes, defensivos e fertilizantes, a mais alta tecnologia do setor. No total, estão disponíveis 180 mil m² para os plots, sendo 10 mil m² destinados exclusivamente para hortifrutis.

A outra novidade é a apresentação, em área contigua à Agrishow, de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) com Integração Lavoura, Pecuária Floresta (ILPF). Essa URT é resultado de parceria entre Agrishow, Instituto de Zootecnia, Instituto Agronômico (IAC) e Embrapa. Sob a coordenação do IZ em parceria com o Agrishow, essa área funcionará o ano todo, mas durante a Agrishow será aberta à visitação do público da Agrishow. Todas as visitas serão monitoradas por técnicos agrícolas.

E a Arena do Produtor, também não é uma inovação na Agrishow?

Nesse espaço, totalmente coberto, vamos reunir toda a Cadeia de Produção de alguns segmentos, como queijo, salame, cachaça, café, vinhos etc., todos produtos com qualidade assegurada pelo serviço de inspeção de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis. Serão 34 boxes. Para sua viabilização estamos com convênio com a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, que está liderando o movimento como forma de contribuição e de valorização do produtor rural.

Serviço – A Agrishow 2019 será realizada de 29 de abril a 3 de maio de 2019, as 8h às 18h, na Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP). Mais informações no site do evento: www.agrishow.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui