Tecnologia digital aplicada à cafeicultura: foco da Femagri

A tecnologia digital é uma grande aliada do homem do campo e cada novidade que consegue ser aplicada com praticidade é comemorada pelo setor rural. A Femagri 2019 – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas reunirá, de 20 a 22 de fevereiro, soluções levando em conta, principalmente, o tema do evento: “Tecnologia Digital gerando valor à cafeicultura”. Realizada pela Cooxupé, maior exportadora de café do País, localizada em Guaxupé (MG), a Feira contará com cerca de 120 expositores, atendendo sua meta de tornar acessível ao pequeno produtor de café todas as novidades que possam melhorar a produção e aumentar a competitividade do café no mercado internacional.

“Reunimos os principais representantes de implementos agrícolas que são essenciais para a cafeicultura, e viabilizamos ao cooperado a compra com a operação barter, através da qual ele pode investir em melhorias para sua lavoura e usar o próprio café como pagamento. Opções de créditos especiais também ficam disponíveis para as negociações”, afirma Carlos Paulino, presidente da cooperativa.

Pecuária – Os mais de 35 mil visitantes esperados encontrarão entre os expositores diversos representantes da pecuária, que ocuparão espaço de aproximadamente 1 mil metros quadrados. Entre os destaques está a tecnologia israelense de gestão e monitoramento de animais que possibilita aos criadores o controle da produção, saúde e reprodução do rebanho leiteiro através de softwares de sensores de monitoramento. Denominada AFIMILK®, a novidade será levada para a Feira através da Weizur do Brasil. A empresa estará no estande Nutrição que tem como foco a ordenha e contará ainda com a parceria da Pura Origem, marca de rações para gado da Cooxupé. Exposições de gado de leite e de corte, representantes de sanidade animal (medicamentos e vacinas), sementes de pastagens, e o Laboratório de Análise Química da cooperativa também estão confirmados.

“Nos preocupamos em levar para os criadores o que há e mais novo no setor e que possa otimizar seus resultados com excelência, desde a ração até o monitoramento digital”, afirmou o responsável pelo Espaço Pecuária e Supervisor de Mercado Agropecuário Cooxupé, Sérgio Ribeiro Cruvinel.

Estrutura – Além da Feira Comercial que receberá as indústrias e representantes de uma grande variedade de produtos, contemplando todas as etapas da lavoura, do preparo à colheita, a FEMAGRI possui setores específicos como a Fazendinha e o Pecuária.

A Fazendinha levará para os visitantes soluções como softwares e demonstrações para o controle de pragas e doenças, aplicativos de gestão de controle e uso de IPI, softwares de gestão de máquinas para fazenda e gestão da propriedade, plataforma de previsão do tempo, aplicação de insumos com taxa variável, pulverizadores e mapeamento de lavouras com drones, sistema de energia solar, piloto automático para trator,  automação para sistemas de irrigação, software com contagens de plantas na lavoura, automação para secagem do café, entre outros produtos.

Já o Espaço Pecuária foi criado para aumentar o alcance da Feira, chegando aos criadores de gado, muitas vezes, também cafeicultores. Expositores estão confirmados no espaço de aproximadamente 1 mil metros quadrados e entre os destaques está a tecnologia israelense de gestão e monitoramento de animais que possibilita aos criadores o controle da produção, saúde e reprodução do rebanho leiteiro através de softwares de sensores de monitoramento.

Exposições de gado de leite e de corte, representantes de sanidade animal (medicamentos e vacinas), sementes de pastagens, e o Laboratório de Análise Química da cooperativa também estão confirmados.

Compras e diversão – O evento é focado na família. Por isso, há o Espaço Kids, para as crianças, com monitores, brinquedos e outras atividades para os pequenos. Para as mulheres, o Espaço Mulher, que oferece serviços de cabelo, maquiagem e manicure. E no Empório Cooxupé, os visitantes encontram diversas opções de produtos que levam a marca da cooperativa, de chapéus à toda linha de cafés da torrefação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui