Banco Central lança assistente virtual para auxiliar o cidadão

Din, o assistente virtual (Chat Bot) do Banco Central direcionado a auxiliar o cidadão na consulta de relatórios sobre dívidas, operações de câmbio, contas e outros relacionamentos que possui com instituições financeiras, foi lançado e está disponível na página do Registrato, para download.

Essa versão inicial da ferramenta também ajuda o cidadão a consultar certidão de que não possui nenhum relacionamento com instituições financeiras, para comprovar, por exemplo, hipossuficiência financeira, necessária para receber financiamento estudantil e para ter acesso à justiça gratuita.

Cerca de um terço dos pedidos de informação encaminhados ao BC são sobre os relatórios disponíveis no Registrato. O novo canal de comunicação tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão às suas informações. A vantagem do assistente virtual é que a interação pode ser feita a qualquer momento, 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, e a resposta é imediata.

O Din funciona mediante conversa guiada, utilizando tecnologias de inteligência artificial e machine learning. A iniciativa está alinhada à estratégia do Banco Central de utilizar as inovações tecnológicas para a melhoria de seus serviços ao cidadão. Inicialmente, o assistente foi desenvolvido para propiciar uma melhor experiência de uso em computadores pessoais (desktops). Caso o usuário ainda tenha dúvidas, ele pode entrar em contato com os canais de atendimento tradicionais do Banco Central, por meio do telefone 145 ou pelo site, em “Fale conosco“.

O BC informa que, brevemente, essa versão inicial evoluirá para ajudar com outros assuntos que envolvam o cidadão e o BC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui