ConBAP acontece de 9 a 11 de agosto

O ConBAP – Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão vai ocorrer de 09 a 11 de agosto, na Expo D. Pedro, em Campinas (SP). Depois de um hiato de quatro anos em razão da pandemia, o maior evento sobre agricultura de precisão e digital do País vai trazer especialistas nacionais e estrangeiros para abordar o uso da agricultura de precisão e digital no Brasil e no mundo, suas perspectivas e utilização como ferramenta de sustentabilidade.

Na abertura do evento, que tem início às 13h, as plenárias vão contar com o Prof. Dr. José Paulo Molin (Esalq/USP); Prof. James Taylor (INRAE, Montpellier); Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Abag) e Dr. David S Bullock (University of Illinois).

A programação conta também com a apresentação de trabalhos científicos e palestras de especialistas da Unicamp, Embrapa, UFSM, Unesp, Fundação ABC, Senar, Abrapa, Norwegian University of Life Sciences (Noruega) e Vayda (EUA), entre outros.

O ConBAP é promovido pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP) e, originalmente, acontece a cada dois anos, contemplando palestras, plenárias, painéis setoriais, apresentação de trabalhos científicos e espaços para que as empresas exponham seus produtos e serviços.

Com o tema central “Agricultura de precisão na era digital”, o evento deste ano deve reunir cerca de 800 participantes entre pesquisadores, profissionais de assistência técnica e extensão, professores, estudantes, empresas agrícolas, produtores rurais e usuários das diferentes técnicas de agricultura de precisão e digital. A última edição aconteceu em 2018.

O GestAgro 360° é apoio de mídia do evento.

Expositores

Entre as empresas participantes estão Perfect Flight e Hexagon.

A Perfect Flight, startup brasileira especialista em agricultura de precisão, inserida no agronegócio desde 2016, que garante possuir o maior banco de dados de pulverização aérea, somando mais de 27 milhões de hectares digitalizados e monitorados, estará presente no ConBAP.

“Estamos na vanguarda de agricultura de precisão, nós atuamos na cadeia completa de pulverização agrícola, do planejado ao executado. Geramos indicadores agronômicos precisos sobre a performance e parâmetros legais da aplicação. Com isso é possível uma tomada de decisão assertiva em tempo hábil assegurando o tripé da pulverização: Bom produto; bem aplicado; no momento correto”, disse Geovana Olim, coordenadora de garantia de qualidade da Perfect Flight, lembrando que o gasto com defensivos agrícolas é o segundo maior custo na produção no Brasil.

“Nós coletamos essas informações que antes não eram aferidas como o mau planejamento de rotas de aplicação (gastos excessivos de combustível); áreas não aplicadas (porta de entrada/reinfestação para pragas e doenças, além da diminuição da produtividade); aplicações fora do alvo (deriva, desperdícios, contaminações); sobreposição (obsolescência de moléculas); visibilidade de áreas de restrição (colmeias, criação de animais, App e etc); identificação e alertas para condições ideias e/ou restritivas para aplicações (inversão térmica, velocidade do vento, temperatura e umidade)”, afirmou, Geovana. “Estamos na era da digitalização e a Perfect Flight é a única no mercado com tantas funcionalidades para auxiliar o produtor”, complementou. “O ConBAP é um evento que não pode ficar de fora da agenda das agtechs e dos produtores modernos”, finaliza a coordenadora da Perfect Flight.

Já a Divisão de Agricultura da Hexagon aproveitará o ConBAP 2022 para mostrar como a tecnologia atual pode ser acessada por fabricantes e produtores de todos os portes. “Com o avanço das inovações e da digitalização no campo, o uso de tecnologias deixou de ser um diferencial competitivo, tornando-se uma necessidade para qualquer produtor ou gestor que queira permanecer no mercado com bons resultados”, aponta Marcio Blau, gerente de Vendas América Latina da divisão de Agricultura da Hexagon, que desenvolve e fornece soluções digitais para os setores agrícola e florestal.

“Os recursos estão cada vez mais acessíveis para pequenos e médios negócios, que conseguem encontrar um leque progressivo de opções para suas operações”, complementa Blau, que irá palestrar sobre “Soluções Digitais para Agricultura” no congresso. A apresentação acontecerá no dia 10, às 11h45, na sala “Mercado AP”.

A Hexagon oferece três níveis de display para o mercado: o HxGN AgrOn Ti5, Ti7 e Ti10. Enquanto o último é um lançamento com uma tela HD de 10,1 polegadas e um processador de alta performance para atender às necessidades de grandes empresas, o Ti5 é um produto entry-level, ou seja, um equipamento de entrada, com facilidade de uso, aplicabilidade em diversas operações agrícolas e investimento acessível. 

“Cada produto tem suas particularidades para atender às necessidades de diferentes operações, mas todos seguem o princípio de permitir a utilização de diversas soluções de agricultura de precisão em apenas um display, integrando processos, evitando desperdícios e aumentando a eficiência e a lucratividade”, reforça Blau.

Os três displays estarão em exibição no estande da Hexagon no congresso, assim como as ferramentas de precisão que podem ser embarcadas nestes produtos, como o AgrOn Piloto Automático, AgrOn Monitoramento de Máquinas e AgrOn Controle de Fertilização. Outra solução apresentada será o AgrOn Sala de Controle, que realiza o monitoramento remoto de tudo o que acontece na lavoura em tempo real, assim como softwares de planejamento e análise das operações.

A empresa também colocará em exposição seu último lançamento do mercado, a ECU Isobus — Unidade Eletrônica de Controle que faz a interface com sensores e atuadores em implementos agrícolas. Com comunicação no padrão ISOBUS, o produto focado no mercado de fabricantes agrícolas permite a compatibilidade com dispositivos de diferentes marcas e modelos. 

Fotos: Divulgação