Por Louremir Reinaldo Jeronimo*
Um dos pontos fundamentais para iniciar um orçamento é a definição da visão estratégia da empresa, seus objetivos e metas.
Definir objetivos é um processo muitas vezes considerado elementar, mas que é objeto de equívocos que podem comprometer o direcionamento das ações de uma organização.
Para iniciar a elaboração do orçamento empresarial deve-se primeiramente definir sua estratégia de longo prazo, a qual, independentemente de seu porte, necessita ser baseada na compreensão sobre o que se espera atingir nos próximos anos, na imagem a ser gerada no mercado e no entendimento sobre os seus planos de maneira geral, tais como, atuação em outros mercados e desenvolvimento de novos produtos. Diversas empresas de grande porte utilizam o orçamento do planejamento estratégico em conjunto com a realização de simulações de Monte Carlo para apoiar esta atividade.
Com base no direcionamento estratégico, a empresa poderá definir os objetivos a serem atingidos nos vários aspectos de seu negócio. A ocorrência de falhas nesta etapa pode comprometer todo o desenvolvimento do planejamento a ser elaborado pelas diversas áreas da organização.
Muitas empresas respondem afirmativamente sobre terem definidos seus objetivos para a elaboração do orçamento empresarial. No entanto, quando os apresentam, pode-se perceber que não foram corretamente estabelecidos, tais como:
- Ganhar dinheiro;
- Crescer;
- Aumentar o lucro no próximo ano.
Analisando sobre a perspectiva de planejamento orçamentário, percebe-se que estes três itens são mais próximos de desejos que de objetivos.
Tome-se como exemplo a definição de “aumentar o lucro no próximo ano”, o qual parece ser bastante exato em uma análise inicial.
A partir desta orientação, uma empresa poderia planejar lançar novos produtos, aumentar a sua força de vendas, abrir novos mercados ou investir em campanhas de marketing. Todos estes exemplos definirão as ações para novo período e nortearão a elaboração do orçamento empresarial.
No entanto, uma outra empresa com esta mesma definição poderia focar em reduzir seus custos. Neste caso, o plano poderia ser a modificação do processo produtivo, o desenvolvimento de novos fornecedores ou a implantação de processos de qualidade.
Por fim, uma terceira empresa poderia pensar em reduzir despesas. Neste caso, os gestores analisariam uma possível reestruturação de áreas administrativas, terceirização de processos ou informatização.
Neste exemplo, a mesma descrição permite que sejam adotados três direcionamentos totalmente distintos, ou seja, três planejamentos orçamentários diferentes.
Assim, a definição “aumentar o lucro no próximo ano” como objetivo não permite que exista direcionamento exato das ações, fazendo com que se aproxime mais de um desejo genérico.
Um objetivo orçamentário deve ser claro e específico, permitindo que os gestores saibam exatamente o que deles se espera e também que elaborem planos adequados para sua execução.
Caso a empresa queira aumentar o lucro no próximo ano, deve avaliar e discutir como gostaria que isso ocorresse, para que o resultado desta reflexão possa ser algo parecido com:
- Aumentar o lucro da empresa através do aumento de vendas provenientes da abertura de novas áreas de comercialização;
- Aumentar o lucro da empresa através da redução do custo de fabricação dos produtos;
- Aumentar lucro da empresa através da redução de despesas administrativas e gerais.
Somente com definição clara dos objetivos, as metas podem ser corretamente estabelecidas e o planejamento orçamentário tem a possibilidade de ser adequadamente elaborado para facilitar que a estratégia da empresa seja executada, tanto em processos bottom-up quanto top-down.
*Louremir Reinaldo Jeronimo é Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas – FGV EAESP, é Professor convidado dos cursos de MBA do FGV Educação Executiva e FGV In Company.