ILPF pode triplicar a produtividade da pecuária brasileira, garante economista

O sistema Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) vem gerando ganhos de produtividade na pecuária brasileira nos últimos anos. Há levantamentos indicando que, enquanto a produtividade média da pecuária convencional chega a 8 arrobas por hectare, no sistema de produção ILPF, a média alcança até 28 arrobas por hectare, um aumento superior a três vezes.

Mas a conquista desses ganhos, segundo Thiago Bernardino de Carvalho – economista agroindustrial do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq) – depende de alteração expressiva na  gestão do negócio. “Nesse sistema tudo é diferente. Desde a parte financeira, passando pela forma de correção do solo até o processo de capacitação dos profissionais”, define, lembrando que ganhos expressivos de produtividade também podem ser obtidos em outras culturas.

“Claro que temos grandes desafios pela frente: são gargalos na área de infraestrutura e logísticas, incertezas em questões jurídicas, além de uma visão equivocada por parte de um segmento da sociedade, em relação, por exemplo, aos defensivos agrícolas”, afirmou Carvalho, citando dados da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) que confirmam que, de 1960 até 2014, houve redução de 160 vezes nos níveis de toxicidades dos defensivos utilizados na agricultura brasileira.

(Foto: Maranhão Hoje)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui