Em agosto de 2020, a Agroindústria registrou um crescimento de 0,7% frente a julho de 2020 (já considerando os ajustes sazonais), sendo este o quarto mês consecutivo de expansão. Ainda considerando essa mesma base de comparação, o crescimento da produção agroindustrial foi puxada tanto pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas (0,6%) como pelo de Produtos Não-Alimentícios (2,8%). Essa informação é da GV Agro (braço do agronegócio da Fundação Getúlio Vargas) e compõe o Índice de Produção Agroindustrial – PIMAgro.
Além disso, a Agroindústria apresentou o segundo mês consecutivo de crescimento na comparação interanual (isto é, agosto/2020 frente a agosto/2019), expandindo-se em 0,3%, mantendo a trajetória de recuperação. Esse crescimento foi puxado exclusivamente pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, que registrou crescimento de 6,7%. O segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, contraiu 6,5% – apesar da queda expressiva, ela foi a menor desde março/2020.
Mesmo com a expansão em agosto (tanto na comparação interanual, como na mensal), a produção da Agroindústria acumula, em 2020, uma contração de 3,9% (ou seja, de janeiro a agosto de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior). Apesar da Agroindústria ainda não ter entrado em campo positivo, mês após mês ela vem reduzindo suas perdas, tanto por conta da aceleração do crescimento do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, quanto por conta da desaceleração da queda de Produtos Não-Alimentícios.