A GAtec apresentou ao mercado a nova versão de sua ferramenta Commerce, sistema de gestão de compra e venda de commodities agrícolas. Trata-se da SimpleFarm, plataforma sobre a qual começam a convergir todos os sistemas da empresa. Além da total integração com os sistemas agrícolas dos clientes, o potencial tecnológico do SimpleFarm fará com que o Commerce deixe de ser apenas um software de controle e passe a ser uma plataforma de comercialização de commodities, o que aumentará drasticamente seu potencial.
“Esta plataforma ajuda a controlar todos os processos envolvidos na comercialização de commodities, dando acesso a indicadores simples, intuitivos, rápidos e assertivos, como quase nenhum sistema do gênero consegue fazer”, explica o engenheiro agrônomo, Leonardo Ramos, diretor de comercialização de commodities da GAtec. A nova versão, após testes de integração, relacionar-se-á com o ERP SAP.
Desenvolvida em uma plataforma web, essa nova versão não representa apenas um salto tecnológico, mas também agrega inovações que facilitarão o dia a dia dos clientes, possibilitando que estes transacionem um volume muito mais alto de produtos de forma segura. “O Commerce será acessado 100% via internet, sem qualquer necessidade de instalação na máquina do usuário. É como utilizar um website, mas com a performance e a capacidade de um moderno sistema de informação, plenamente integrado aos principais ERPs do mercado”, afirma Ramos.
Ainda de acordo com o diretor da GAtec, não apenas os produtores e tradings vão se beneficiar com a nova versão, mas todos os agentes envolvidos na comercialização de commodities agrícolas, como despachantes, transportadores, certificadores de peso, entre diversos outros. Todos esses profissionais poderão ter acesso à nossa plataforma de comercialização e fazer consultas, enviar e receber arquivos, entre outras coisas. “O Commerce entrará em outro patamar, deixando de ser um software para ser uma plataforma avançada de relacionamento entre os diversos profissionais e empresas envolvidos na comercialização de commodities para mercado interno e externo. Sua tecnologia avançada possibilita isso”, salienta.
Diferenciais – A plataforma começou a ser desenvolvida em 2007 e de lá para cá a ferramenta foi sendo aperfeiçoado para se tornar uma solução completa. Os seus diferencias quando comparados a tecnologias semelhantes no mercado são inúmeras. Entre elas destaca-se: a fácil integração do processo de compra e venda de commodities agrícolas dos mercados interno e externo, pois a ferramenta segue toda a norma internacional. Somado a isso, realiza a rastreabilidade total das operações garantindo a qualidade e as informações de cada produto, da origem ao destino.
O Commerce está disponível para diversos segmentos dentro do agronegócio, são elas: milho, soja, açúcar, carne, citros e pecuária. Entretanto a ferramenta também se destaca na cultura de algodão. “Devido às características dessa cultura, o software precisa ser capaz de controlar as operações com base nas características individuais dos fardos de pluma, que formam lotes de comercialização com suas especificidades de peso, qualidade e precificação. Toda essa complexidade requer controles rígidos, já que é um mercado seleto e muito baseado em confiança e segurança nos dados, levando transparência ao comprador”, afirma Ramos.