Permitir que o produtor rural obtenha rapidez de informações para melhorar sua tomada de decisão, reduzindo o retrabalho de digitação das informações agronômicas para dentro da plataforma Agrícola do SAP Business One. Com esta finalidade, as empresas AgriTask (startup israelense de agricultura de precisão) e Liberali (brasileira especialista em soluções de gestão para o agronegócio) sincronizam dados entre suas plataformas.
Essa integração das plataformas tem origem na necessidade de um produtor (cliente comum das empresas) que planta mais de 40.000 ha de soja em Primavera do Leste (MT) e necessitava otimizar os processos de relançamento das informações. E os resultados foram alcançados: segundo as empresas, hoje, o cliente possui a sincronia de dados entre as duas plataformas, possibilitando um melhor controle de sua operação, além de haver eliminado etapas do processo, tornando a operação mais eficiente e reduzindo a chance de erros operacionais.
Para as empresas, nasceu, assim, uma nova solução.
“A parceria com a Liberali surgiu por demanda de um cliente em comum e veio de encontro à nossa linha de trabalho em relação às integrações. O processo iniciou-se com a sincronia de alguns dados entre as duas plataformas, como por exemplo os índices pluviométricos, e irá evoluir para que todas as operações agronômicas conduzidas no AgriTask tenham seus dados integrados ao módulo agrícola da Liberali de forma automatizada. Além da redução de retrabalho, isso irá permitir que o cliente tenha acesso aos seus indicadores, tanto agronômicos como financeiros, de forma muito mais simples, completa e confiável”, explica Pedro Selegato, diretor de operações da AgriTask.
A plataforma AgriTask e a parceria com a Liberali são voltadas para a agricultura, porém sem restrições em termos de culturas. Pedro Selegato explica que a arquitetura flexível permite que qualquer operação de produção vegetal utilize a plataforma. “Um dos nossos grandes diferenciais são a flexibilidade e capacidade de se integrar a sensores de campo e outras plataformas como a Liberali. Além da integração com a Liberali, nós também estamos integrados à diversos sensores de campo, como estações meteorológicas, sensores de umidade de solo, controladoras de irrigação, provedores de imagens, sistemas de monitoramento de máquinas entre outros”.
De acordo com o diretor de Inovações da Liberali, Toni Edgar, estas parcerias sempre são bem-vindas, “pois há muita agregação de tecnologias, trazendo resultados práticos ao nosso cliente, tornando-o mais ágil e preparado para tomadas de decisões. Com este projeto estamos entregando na prática um grande case mundial de IoT”.
Foto de capa: AgriTask