Agronegócio tem boa presença digital, comprova pesquisa

A Embrapa destaca-se em sua estratégia de comunicação digital entre as dez grandes empresas do agronegócio. Essa foi a conclusão de pesquisa realizada pela Zeeng, primeira plataforma de big data analytics voltada para o setor de marketing e comunicação, no período de 1º e 20 de janeiro deste ano, mediante análise de dez grandes players do mercado para entender como está a presença digital de cada um deles.

O levantamento utilizou como ferramenta principal de análise o indicador Zeeng Score, que traduz de forma objetiva e tangível a mensuração e comparação do desempenho online de diferentes marcas em uma única interface digital. As empresas analisadas foram: Embrapa, John Deere, Basf, Mahindra, Agro Bayer, Klabin, Vale, Yara, Cargill e Mosaic Fertilizantes.

O estudo mostrou que a Embrapa é uma das mais estratégicas em sua comunicação, obtendo um score relevante entre os demais players analisados. “Observamos que, apesar de ela não ter o maior ativo social, como seguidores, ela tem a presença geral equilibrada em todos os canais analisados, como notícias e nas redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Youtube”, comenta o CEO da Zeeng, Eduardo Prange.

No Facebook, a estadunidense John Deere tem mais de 4.5 milhões de fãs, se destacando entre as demais, seguida da Basf e Vale, que possuem mais de 500 mil. Em contrapartida, a empresa com maior engajamento nesta rede é a Mosaic Fertilizantes (5,72%) seguida pela Mahindra (2,98%) e da Klabin (1,53%).

Já no Instagram, os maiores ativos sociais são da John Deere, com mais de 750 mil seguidores; Vale, mais de 120 mil seguidores; e Embrapa, com mais de 71 mil seguidores. As empresas com maior volume de publicações na rede foram a Embrapa (8 posts), Yara (7 posts), John Deere e Mahindra (ambas fizeram 5 posts).

No YouTube, a empresa que mais se destaca é a Basf, que publicou 16 vídeos durante o período. Em relação ao número de visualizações nos vídeos durante o período, temos soberania da Bayer, que em apenas um vídeo alcançou mais de 18 mil de visualizações, seguida da Basf, com mais de 15 mil visualizações nos 16 vídeos publicados e Vale, com mais de 10 mil visualizações em quatro vídeos.

Já no quesito volume de notícias publicadas sobre as marcas, Embrapa e Basf se destacam com desempenho bastante superior ao dos outros adversários com mais de três mil e mais de mil notícias, respectivamente. “As empresas de agro estão olhando para o mundo digital e fazendo um trabalho de altíssimo nível”, explica Prange.

Além disso, a Zeeng também avaliou a presença digital de oito agtechs, Strider, JetBov, Hórus Aeronaves, Agrosmart, YouAgro, Grão Direto, Bov Control e Agronow. Dentre as startups analisadas, a Strider é que demonstra o maior destaque em sua estratégia de comunicação digital, frente aos seus concorrentes.

A apresentação oficial do projeto foi no dia último dia 24, no evento AgroMarketing Meetings, organizado pela ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, que teve como tema central “Tecnologia e inovação além da comunicação no agro. As novas estratégias para atingir o novo produtor rural 4.0”.

Para ver o estudo completo, acesse o link: https://www.zeeng.com.br/estudos/abmra

Foto de capa: Pexels