Espaço está localizado em Piracicaba (SP), região considerada o “Vale do Silício” da agricultura brasileira
O Sicredi em parceria com a AgTech Garage – hub de inovação que promove a conexão com startups, instituições de ensino, produtores rurais e outros atores do ecossistema com o objetivo de facilitar e acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para o agronegócio –, lançou nesta terça-feira, 23 de abril, em Piracicaba (SP), o novo hub que abrigará agritechs, ou seja, startups com soluções voltadas ao agronegócio.
O espaço será utilizado para facilitar e acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para o setor. Com a parceria, o Sicredi passa a ser um dos principais parceiros de inovação do hub. A instituição pretende criar conexões que permitam uma aproximação ainda maior dos associados que atuam no campo e proporcionar soluções que possam ter impacto positivo na produção e nos negócios, como tecnologias para o georreferenciamento, automatização da mecanização rural, entre outros.
A região para implantação do hub de inovação foi escolhida por ser um dos mais importantes polos do agronegócio no Brasil. O “Vale do Piracicaba” é uma alusão ao Vale do Silício, principal centro de geração de alta tecnologia dos Estados Unidos. Piracicaba, cidade a 160 km da capital paulista, tem atraído startups, investidores e outros hubs de inovação por concentrar um grande número de centros de pesquisa e empresas focadas no segmento agro. O município também possui instituições de ensino reconhecidas na área, como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), considerada uma das melhores do mundo nos rankings de Ciências Agrárias.
Para o presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, “a parceria da instituição nesta iniciativa reforça a importância do cooperativismo de crédito no desenvolvimento econômico e social do país e também contribui para desmistificar a imagem conservadora do sistema cooperativo de crédito”.
Segundo ele, “a tecnologia é uma aliada importante do agronegócio e o Sicredi, por ser um dos principais players dentro do setor, com mais de um terço dos associados atuantes no universo agro, deve aproveitar as oportunidades geradas a partir dessas conexões tanto para inovar os serviços que oferece como para gerar negócios para os associados. A colaboração é a palavra-chave neste negócio”, ressalta.
José Tomé, cofundador da AgTech Garage, afirma que a parceria será enriquecedora para todos e que seus frutos também abriram diversas oportunidade não somente no agronegócio, como também nas áreas de negócios, inovação e tecnologia. “Não temos dúvida de que o novo hub da AgTech Garage será um marco para o ecossistema de inovação e empreendedorismo do agronegócio brasileiro. Um dos motivos que nos deixa confiantes são os parceiros de peso que estamos reunindo e somando forças nessa empreitada. Ficamos muito contentes em ter o Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, como nosso primeiro Innovation Partner. Ficamos animados para, juntos, contribuirmos para as novas fronteiras tecnológicas do agronegócio”, afirma Tomé.
A jornada de transformação digital do Sicredi
Transformação digital é tema prioritário no Sicredi, instituição financeira cooperativa que possui mais de 1.600 agências e pontos de atendimento em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal.
A parceria da instituição com a AgTech Garage para a criação do maior hub de inovação tecnológica para o agronegócio da América Latina integra uma série de iniciativas do Sicredi para contribuir com a evolução do cooperativismo de crédito, uma tendência global que já tem grande representatividade no sistema financeiro de países como Alemanha e França, por exemplo, e no Brasil, que, segundo o Banco Central, já conta com a participação de mais de 9 milhões de brasileiros associados a alguma cooperativa de crédito.
Além do Agtech Garage, outras iniciativas foram desenvolvidas pelo Sicredi, alinhadas ao processo de transformação digital pelo qual a instituição está passando. Confira abaixo um pouco mais sobre essas ações:
Presença do Sicredi no Tecnopuc-PUCRS – A relação do Sicredi com startups teve início em 2017, quando a instituição firmou parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para a criação de uma unidade no Tecnopuc, um espaço de tecnologia no campus da PUC em Porto Alegre (RS). No local – que abriga um time de colaboradores do Sicredi, empresas e startups parceiras, além de especialistas em tecnologia da informação –, surgiu o Woop Sicredi, plataforma 100% digital da instituição.
Inovar Juntos – Em 2018, o Sicredi deu mais um passo ao lançar o Inovar Juntos, programa que aproximou ainda mais a instituição do ecossistema de startups e resultou em parcerias com seis iniciativas com foco em tecnologia para o mercado financeiro. O programa terá uma nova edição em 2019.
Pacto Alegre – O Sicredi também passou a fazer parte do Pacto Alegre, iniciativa que visa tornar Porto Alegre (RS) referência internacional e realizar a transformação acelerada e criativa da cidade em uma metrópole referência em inovação e qualidade de vida.
Vale do Silício – Outra novidade de 2019 é a chegada do Sicredi ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Em parceria com a StartSe, a instituição estará no centro de inovação do mundo para analisar oportunidades de conexão com startups que podem impulsionar seu core business.