Senagri 2025: inpEV enfoca logística reversa no Sistema Campo Limpo

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), durante o Seminário Nacional sobre Insumos Agropecuários – Senagri 2025, no dia 10 de junho, às 14h30, participa de um painel temático sobre “Logística reversa das embalagens pós-consumo”, no eixo sobre agrotóxicos, que integra a programação da tarde no Auditório Rio Amazonas. A apresentação é de Marcelo Okamura, o diretor-presidente do inpEV.

Durante o encontro, serão discutidos os avanços e desafios do modelo brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, com destaque para a atuação do Sistema Campo Limpo, referência mundial em sustentabilidade e responsabilidade compartilhada no setor.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) e com apoio oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, o Senagri 2025 antecede a realização da COP 30 e reunirá especialistas, gestores públicos, produtores e pesquisadores para debater temas estratégicos como defesa agropecuária, bioinsumos, agropecuária digital, segurança zoossanitária e qualidade dos alimentos. 

De acordo com o presidente da SBDA, Paulo Emilio Torres, o evento é aguardado com muita expectativa. “Esses pilares são fundamentais para a manutenção da vida no planeta e para a inserção estratégica do Brasil nos debates globais”. Já o presidente da comissão organizadora, Nataniel Diniz Nogueira, ressalta que o seminário é um espaço técnico de intercâmbio de experiências e conhecimento, com ênfase nos insumos agrícolas — essenciais para o aumento da produção e produtividade. 

A programação do evento conta ainda com a participação do ex-ministro do Esporte; da Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Defesa, Aldo Rebelo, que fará uma análise sobre o papel da Amazônia na geopolítica internacional, entre outras atrações de destaque.