A FPT Industrial – marca do Iveco Group especialista em powertrain e tecnologia – pioneira no desenvolvimento de motores movidos a combustíveis alternativos, apresentou na Agrishow 2022 mais uma solução sustentável para o chamado ciclo virtuoso no campo: a motobomba de irrigação movida a biometano.
Além de mover a energia do futuro, seja qual for o negócio e a missão, esta protagonista com DNA Multi-Power e mais de 150 anos de inovação, a empresa anunciou a chegada do Original Reman FPT para máquinas agrícolas e de construção. A solução entrega maior disponibilidade, redução de custos, a mesma performance e a qualidade de um motor novo, a um preço competitivo. O processo de remanufatura atende a todas as especificações técnicas e de homologação dos motores novos FPT, com garantia de fábrica de um ano. A linha abrange 67 modelos de motores completos e Long Blocks das famílias S8000, NEF (N45 e N67) e Cursor (Cursor 9).
“O agronegócio brasileiro exige o que há de mais moderno e eficiente no mercado. Em constante evolução, nossos motores fornecem máxima energia e disponibilidade com o menor custo de operação”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “O fornecimento para novos parceiros como Volkswagen, Futurjet, HORSCH e o protagonismo no Euro VI e no Original Reman, reafirmam nosso compromisso em desenvolver soluções inovadoras e competitivas para nossos clientes”, reforça Rangel.
Com um espaço exclusivo na Agrishow 2022, a FPT Industrial também esteve presente em inúmeros estandes de parceiras, comprovando que seu foco no cliente reflete-se no fornecimento a grandes fabricantes como Case IH, New Holland Agriculture, IVECO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Landini, Futurjet e Horsh. Como resultado, a FPT Industrial encerrou 2021 com recorde de produção na América do Sul.
Rumo a um futuro mais verde
A tecnologia a gás permite ao produtor rural a possibilidade de utilizar o biometano gerado dentro da propriedade para abastecer o equipamento, promovendo independência ao tornar autossuficientes a produção e o uso de combustível. A FPT Industrial é líder em gás natural, com mais de 70.000 unidades vendidas globalmente.
A FPT também é o “coração” do New Holland T6 Methane Power, primeiro trator do mundo movido a biometano, exibido na feira em Ribeirão Preto (SP), de 25 a 29 de abril. Equipado com o motor FPT N67 NG, proporciona até 80% menos emissões com o mesmo desempenho e durabilidade de um equivalente movido a diesel. Na Itália, a marca uniu esforços na meta para a primeira safra de vinho Barolo zero emissão até 2025, junto à premiada vinícola Fontanafredda.
O mercado de motobombas é um dos diversos segmentos em que a FPT atua. Sempre à frente na criação de soluções customizadas, o fabricante desenvolveu a motobomba movida a biometano para aplicações como drenagem (vinhaça) e irrigação agrícola, considerando a longa experiência da marca e a oportunidade de utilização de energia renovável na América Latina.
Com o biometano gerado dentro da propriedade, o produtor aproveita o ciclo virtuoso com pegada zero de carbono, já que o biometano não é um combustível fóssil, mas produzido pela biodigestão de resíduos agrícolas. Em usinas de cana-de-açúcar existe forte demanda para o gás produzido a partir dos resíduos da moagem da cana, que pode ser revertido para alimentar a motobomba ou outros veículos nas fases da produção – como tratores e caminhões.
“A geração de energia a partir do biometano tornou-se uma opção extremamente vantajosa para produtores que aderem à tecnologias sustentáveis para aumentar a produtividade e reduzir os custos de operação”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial. “Os motores FPT oferecem todas as vantagens dos motores térmicos tradicionais, inclusive a confiabilidade comprovada; tem custo total de propriedade competitivo com o diesel, com menor custo; e o biometano pode ser gerado como um combustível renovável para resíduos orgânicos, reduzindo as emissões de CO2 a praticamente zero”, explica Almeida.
Além do motor FPT N60 CNG, da consagrada Família NEF, que proporciona, dentre inúmeras vantagens de utilização de energia renovável, uma redução de custos de até 80% em comparação a um motor diesel padrão, a motobomba de irrigação movida a biometano também é testada junto a uma das maiores produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade do Brasil com o motor FPT Cursor 9 CNG. Ambos os propulsores receberam parametrização eletrônica específica para trabalhar com biometano, entregando uma redução de custos de até 80% em comparação a um motor diesel padrão. A motobomba é apresentada na Agrishow 2022 como protótipo, com modelos de produção disponibilizados em breve.
Balanço
Para a FPT Industrial, 2021 foi um ano desafiador e de oportunidades. Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, a marca manteve seus investimentos e desenvolvimento de aplicações já em curso. Na América Latina, foram produzidos mais de 63 mil motores nas fábricas de Sete Lagoas (MG) e Córdoba, na Argentina. Globalmente, foram mais de 482 mil motores produzidos, média de mais de um produto por minuto.
O destaque da marca em tecnologia foi o primeiro motor Euro VI a ser homologado para o mercado brasileiro com o FPT F1C, conforme a fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE). Além do IVECO Daily Euro VI, a motorização agora também equipa o Volkswagen Delivery Express+ Euro VI, marcando o início da parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Com desenvolvimento específico para o segmento de caminhões leves, o propulsor entrega mais potência, desempenho e economia, chegando a uma redução de até 5% no consumo de combustível, de acordo com a missão e condutor.
Para atender o Euro VI/PROCONVE P8, a FPT Industrial homologa mais de 20 novos motores. O processo de desenvolvimento considera simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas, em campo e análises de fluídos, com o suporte dos times de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de engenharia do Brasil e Europa.
No segmento off-road, de máquinas agrícolas, a FPT Industrial, além da liderança em conjunto com a Case IH e New Holland Agriculture em diversas aplicações, ampliou a sua participação com a introdução do motor FPT N45, consagrado pela robustez e desempenho, nos pulverizadores Futurjet TX1522 e FP1952. Também integrante da consagrada Família NEF, o motor FPT N67 equipa o pulverizador Leeb VL recém lançado pela HORSCH no Brasil.
No agronegócio brasileiro, um a cada três tratores e uma a cada três colheitadeiras comercializadas tem motores FPT, consolidando a sua presença no mercado agrícola regional.
Visita de ministro
A FPT Industrial recebeu a visita do Ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite durante a Agrishow 2022. Recebido pelo presidente da FPT Industrial para a América Latina, Marco Rangel, Leite conheceu a motobomba movida a biometano, solução sustentável para o ciclo virtuoso no campo que promove a independência do produtor rural, com redução de custos de até 80% em comparação a um motor diesel padrão.
A presença do ministro na maior feira do agronegócio na América Latina teve como objetivo conhecer tecnologias sustentáveis para o setor. A FPT Industrial é líder em gás natural, com mais de 70.000 unidades vendidas globalmente. Além da nova motobomba, a marca equipa o trator New Holland T6 Methane Power movido a biometano, exibido na feira.
Joaquim Leite ressaltou a importância do agronegócio como parceiro importante nos desafios climáticos e destacou os benefícios do biometano no aumento da renda e da produtividade de empreendedores rurais que buscam máxima eficiência no campo.
“O biogás é uma solução climática lucrativa. Aqui na feira vi as tecnologias de tratores, caminhões, motores, todos eles movidos a biometano. O Governo Federal busca ser amigo do agro, trazer soluções e o Metano Zero incentiva para que isso aconteça”, disse à jornalistas, em referência ao programa lançado no início do ano, que incentiva a produção de biogás e biometano por produtores brasileiros.
O GestAgro 360° é apoio de mídia do evento, e a jornalista Katia Penteado visitou a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.
Foto: Divulgação